O que está procurando?

quarta-feira, 28 de abril de 2010


CONSTRUÇÕES DE BARRAGENS SUBTERRÂNEAS E TANQUES DE PEDRA RENOVAM A ESPERANÇA DOS CAMPONESES E CAMPONESAS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR

* Iracema Maniele

O Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), concretiza mais uma importante etapa em sua atuação no estado do Rio Grande do Norte. Durante os meses de janeiro, fevereiro e março/2010 foram construídas 09 Barragens Subterrâneas e 05 Tanques de Pedra, estas implementações beneficiarão 59 famílias com experiências apropriadas a nossa região de clima semiárido.

De acordo com a equipe técnica da UGT Núcleo Sertão Verde cada Tanque de Pedra beneficiará diretamente 10 famílias, podendo indiretamente beneficiar quase toda uma comunidade, onde as famílias agricultoras disponibilizarão de reservatórios de água para os gastos domésticos e uso dos animais. Os municípios de São Rafael, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Almino Afonso, Antonio Martins, Doutor Severiano e São Miguel, poderão comemorar os resultados alcançados, e as famílias já festejam o inicio das primeiras chuvas na região oeste do estado.

Segundo o agricultor Firmino Neto de Almeida, proprietário do Sitio Triunfo II no município de Triunfo Potiguar/RN, a Barragem Subterrânea é um importante beneficio conquistado por sua família. Pois, ajudará no plantio do capim para alimentação de sua criação de gado, além de possibilitar o plantio do milho, feijão e da batata para o consumo de toda sua família.

As tecnologias sociais do P1+2 possibilitarão que os homens e mulheres do Semiárido Potiguar iniciem a implantação de sistemas produtivos, renovando assim a esperança de brevemente colherem os frutos da luta por segurança e soberania alimentar com a produção de alimentos saudáveis. Além das construções, as famílias beneficiadas com Barragens Subterrâneas serão capacitadas em um curso sobre Sistema Simplificado de Manejo da Água (SSMA), propiciando-as o conhecimento e a multiplicação de praticas agroecologicas de produção familiar, relações de igualdade de gênero e o manejo adequado do solo e da água. Ao todo serão capacitadas 195 famílias camponesas nas microrregiões Assu-Mossoró, Médio e Alto Oeste no estado do Rio Grande do Norte.

Texto: Micilene Vieira - Coordenadora Técnica do P1+2



Nenhum comentário: