O que está procurando?

quinta-feira, 22 de abril de 2010


Hugo Manso, pré candidato ao Senado pelo PT, analisa o Encontro Estadual:


Mais uma etapa na construção da campanha eleitoral de 2010 foi vencida.
Sábado fizemos o Congresso Estadual do PT. Com cara de encontro, um evento normal sem nenhuma pompa de Congresso. Contudo o local - SINTE - cheio de simbolismo político.

O debate girou em torno da política de alianças. A orientação da direção estadual, com as devidas orientações nacionais, foi construida desde Agosto de 2009. MANTER A ALIANÇA COM O PSB, apoiando Iberê ao governo e Vilma ao Senado.

Importante a reafirmação que o PT terá candidatura própria ao Senado. Isto dará mais força a militância, possibilitará presença petista no video, nossos discursos poderão pautar a campanha da coligação. Não apenas como o PT de sempre, com as candidaturas proporcionais, mas na medida em que estaremos no palanque majoritário, a bandeira Petista será determinante no curso do processo.

No congresso foram apresentadas as pré candidaturas para Deputad@s Federais de Fátima Bezerra, Geraldão e Assis (Mossoró).

Para estaduais Mineiro, Odon Jr, Manoel Candido, Glauco, Zé Julio, Livânia Frison havendo ainda discussões sobre candidaturas em Mossoró, Santa Cruz, Caicó e outras regiões.

Nos bastidores tivemos reuniões paralelas, muitas conversas interessantes. A comissão de negociações do partido iniciou o dia conversando com o PSB que afirmou o acordo para o PT lançar candidato ao Senado, fazendo chapa com Vilma de Farias. As negociações em torno da secretaria de educação devem ser reabertas hoje, segunda feira, bem como os encaminhamentos sobre a Fundação José Augusto, já iniciados com o governador.

Sobre como resolver a indicação ao senado, Junior Souto retirou seu nome afirmando que não gostaria de ver o PT numa disputa de prévias. Ainda estão mantidas as indicações do meu nome, do Fernando Lucena e do José Rodrigues. Amanhã - terça feira - Lucena deverá tomar posse na câmara de vereadores de Natal com a nomeação do vereador do PSB Julio Protasio. Como presidente do PT em Natal e unico vereador nosso, acreditamos que sua tarefa é bastante importante nesta conjuntura, reafirmando o PT em Natal e principalmente reafirmando uma oposição qualificada e programática ao fraco governo de Micarla de Souza.

Minha opinião quanto ao desfecho do processo de indicação da candidatura do PT ao Senado é que não podemos nos demorar. o ideal é que tivessemos saido do Congresso com esta indicação. Como não foi possivel, as discussões devem ser conduzidas pela executiva estadual com a máxima brevidade possivel.

Acredito ser possivel construir uma possição negociada ouvindo as candidaturas a deputados e deputadas, lideranças municipais e observando os objetivos e desafios partidários para o fortalecimento da nossa posição na coligação com o PSB. Outro aspecto fundamental será o fortalecimento da unidade partidária na construção da campanha e da vitória da companheira Dilma no RN e em todo país.

A candidatura do PT ao senado deverá ser um instrumento de construção do discurso de campanha, um instrumento de mobilização partidária e social, um elemento de fortalecimento das candidaturas proporcionais - todas elas - e também e não menos importante um fator de desequilibrio na disputa pelas duas vagas ao Senado no RN.

Não vamos entrar para "bater esteira". Vamos entrar para polarizar a disputa, para tensionar positivamente ao lado da candidatura de Vilma e para reverter o quadro desfavorável ao governo Lula no senado.

A candidatura do PT deverá ter cara, forma e conteudo. Vamos ser os principais defensores do Governo Lula, principais propagandeadores do futuro governo Dilma. Para isto preparar o PT e sua militancia para apresentar os programas sociais, as mudanças estruturais em curso no país e o conjunto do nosso programa de governo é a tarefa desta conjuntura pré eleitoral. Foi isto que tentei afirmar em uma fala na abertura do Congresso do PT, lá no Sinte sábado passado.

Valeu pela atenção e vamos ao debate".

Hugo Manso, ex vereador de Natal e pré candidato ao Senado pelo PT

Nenhum comentário: