O que está procurando?

quinta-feira, 22 de abril de 2010


Termina leilão de Belo Monte. Eletrobras Eletronorte entra como sócia estratégica
* Lúcia Liberato

O consórcio Norte Energia, formado por nove empresas (Chesf, com 49,98%; Construtora Queiroz Galvão S/A, com 10,02%; Galvão Engenharia S/A, com 3,75%; Mendes Junior Trading Engenharia S/A, com 3,75%; Serveng-Civilsan S/A, com 3,75%; J Malucelli Construtora de Obras S/A, com 9,98%; Contern Construções e Comércio Ltda, com 3,75%; Cetenco Engenharia S/A, com 5%; e Gaia Energia e Participações, com 10,02%), venceu o leilão para a construção do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte.

O lance vencedor foi de R$ 78,00 /MWh, ou 6% de deságio em cima do preço inicial estabelecido pela Aneel, de R$ 83,00/MWh. A Eletrobras Eletronorte entrará oportunamente no consórcio como sócia estratégica da Eletrobras, sendo que a forma de sua participação será decidida pela holding nos prazos estabelecidos pelas regras do leilão.

O outro grupo foi o Consórcio Belo Monte Energia formado por seis empresas (Andrade Gutierrez, com 12,75%; Vale, com 12,75%; Neoenergia, com 12,75%; Companhia Brasileira de Alumínio, com 12,75%; Furnas Centrais Elétricas, com 24,5%; Eletrosul Centrais Elétricas S/A, com 24,5%).

Segundo o diretor-presidente, Jorge Palmeira, “os dois consórcios participantes queriam a Eletrobras Eletronorte como parceira e nós optamos por usar uma prerrogativa do leilão que é ser sócio estratégico, garantindo assim a nossa participação em Belo Monte. Isso deixa a nossa equipe menos preocupada e com toda a confiança para tocarmos mais este empreendimento de importância estratégica para o País e o Setor Elétrico brasileiro”.
Clique no link abaixo e assista ao vídeo do Presidente no Blog Corporativo na intranet.

* Lúcia Liberato, conterrânea que trabalha na ELETROBRAS/PA

Nenhum comentário: