O que está procurando?

domingo, 22 de agosto de 2010



*Clayse Anne Medeiros


Enfim....

ESCRITORES DA LIBERDADE!!




Depois de algumas tentativas mal sucedidas, teremos a oportunidade de exibir, no CURSINHO ABRINDO CAMINHOS, o filme Escritores da Liberdade nesta segunda-feira às 18:30hs na Escola Municipal Prof Joaquim Leal Pimenta. Com muita saudade e carinho é que da Profa Leida Almeida estará a frente deste trabalho.



Um pouco sobre o filme:


Escritores da Liberdade (Diretor: Richard Lagravenese), baseado em fatos reais aborda, de uma forma comovente e excepcional, o desafio da educação num contexto social deficiente, marcado pela violência e insensibilidade. O filme começa com uma jovem professora iniciante, de Lingua Inglesa e Literatura, que entra numa instituição do Ensino Médio, onde é colocada para lecionar numa turma de jovens/adolescentes considerados problemáticos, marginais, inclusive envolvidos com gangues.

Após perceber a grande frustração daquela turma, a jovem professora inicia uma nova metodologia a fim de superar as barreiras e dificuldades desses jovens, envolvendo-os na leitura e escrita, sugerindo que eles escrevam todos os dias em um diário, sob assuntos de suas próprias vidas pessoais, inserindo conflitos famíliares até externos. Esse método logo começa a fazer efeito em suas vidas, saindo para a realidade de uma possível transformação como aponta o escritor Paulo Freire em seu livro Pedagogia do oprimido, os alunos saem da condição de marginalidade de oprimidos e iniciam no campo das possibilidades, ao lutarem pelos seus ideais, pelas suas conquistas ao enfrentarem os obstáculos, não mais com a violência, mais com o conhecimento. E assim, com tolerância, respeito mútuo e através da troca de experiências o método da Senhora G, leva-os a um relacionamento saudável dentro e fora da sala de aula, além do desejo de estudar.

Os alunos se envolve com a leitura do livro "O diário de Anne Frank" e buscam matar a intolerância e resgatar a identidade, talvez perdida na infância, de amor, respeito e superação. Muitos desafios foram superados pela Senhora G e seus alunos, inclusive por parte da burocracia pedagógica, onde a professora venceu os obstáculos e ao termino do maravilhoso trabalho, os alunos reúnem seus diários que foi publicado em 1999 nos Estados Unidos, depois de muitas dificuldades.

Assim, o filme Escritores da Liberdade, merece ser visto com prazer, atenção, especialmente pelo papel da educação no âmbito das transformações que podem mudar a vida das pessoas a partir da conscientização e esforço. Da luta pelos ideais, onde é possível que o sonho de um mundo melhor, mais digno e possível para todos, torne-se realidade...


BOM FILME!!!

Nenhum comentário: