O que está procurando?

sábado, 21 de agosto de 2010

Eliene Liberato, filha de Sr. Chico de Neco e D. Gizélia, fala de cidadania

Comentário sobre a matéria postada no Notícias do Sertão que falava de Juventude e Mobilização Social
* Eliene Liberato

Parabéns Caramurú, pela brilhante Reflexão. É muito bom saber que Campo Grande – RN, teve e têm um jovem Inquieto, que busca, provoca, desafia, luta, cria possibilidades e transforma a vida de muitos.

Entendo perfeitamente seus questionamentos, pois, falar de construção de cidadania no Brasil é tocar no ponto nevrálgico de nossa história. Sabemos que, essa realidade não configura apenas "no meu lugar"... Estende-se por dimensões geográficas e culturais, fruto de uma herança histórica dominante de raízes profundas. O que inevitavelmente leva a um permanente processo de formação e construção da cidadania.

Entristecem-me presenciar muitos ainda, enraizados, resistentes as mudanças e as transformações que ocorrem cotidianamente em nossas vidas. Nossos jovens precisam despertar nessa holística. Não podemos permanecer inerte, é necessária nossa participação na garantia de melhorias, precisamos romper barreiras, consolidar, desconstruir conceitos, ampliar cada vez mais os debates, as discussões, envolve-se, construir. Não há espaço mais para alienação e apatia, o mundo cada vez mais veloz, exige que tenhamos consciência e responsabilidade na conquista da cidadania, a prática de culpar os políticos e governantes, acaba se tornando uma desculpa para a nossa ausência na participação para a solução dos problemas coletivos.

Essa década representa significativos avanços na construção de um novo projeto de transformação e mudança social em nosso país. As conquistas foram representativas, trazendo melhorias nos diversos índices de desenvolvimento humano da sociedade e população. Mas, ainda há um longo caminho a percorrer.

Termino complementando o que você iniciou abaixo da foto, composição de Toquinho e Vinicius de Moraes que diz: "De nada adianta ficar-se de fora// A hora do sim é o descuido do não"...

* Eliene Liberato é Secretária de Ação Social em Cáceres/MT

Nenhum comentário: