O que está procurando?

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sandrinha Góes e Joyce Myrian são dois exemplos de mulheres guerreiras e vencedoras


O papel social da mulher: conquistas e desafios
* Caramurú

Nascidas sob o jugo do preconceito, vergonhosamente, instituído por falsas crenças e valores controvertidos, as mulheres tiveram suas vozes caladas nos diversos cenários sociais por muitos séculos. Em alguns países essa realidade continua bem distante dos ideais de liberdade, respeito e dignidade promulgados pela própria Declaração Universal dos Direitos Humanos.

As mudanças alcançadas em algumas nações não resultaram do reconhecimento gratuito dos opressores. São conquistas de muita luta, sintonia de vozes que soaram em dissonância da velha sinfonia injustificável. Isso nos traz uma convicção: as mudanças sociais se dão pela ruptura com o cômodo, pela coragem de ousar e estar aberto à inovação.

No Brasil, elas assumem hoje um espaço social nunca visto nas esferas profissional, familiar e política. De forma inédita, uma mulher lidera a preferência nacional para governar o país. Apesar dos índices absurdos e crescentes de violência contra a mulher, a atual conjuntura testemunha a força da esperança materializada pelas ações dos que acreditam e insistem que o mundo pode ser diferente.

Portanto, junto minha voz a dos inconformados, que não se acomodam sob o rótulo “de que o mundo é assim mesmo”. Uma das marcas humanas é a capacidade de mudar, que rima com acreditar, lutar, ousar, inovar... Sobre esse e outros temas, por uma opção ideológica (inseparável da ação humana), o papel desse blog é trazer elementos para que, juntos, possamos pensar... E, quem sabe, mudar pontos de vista e atitudes.

Nenhum comentário: