O que está procurando?

terça-feira, 31 de agosto de 2010


Começaram os trabalhos da Adutora do Sertão em benefício de quase 50% da população rural de Campo Grande
* Caramurú

As obras iniciaram na comunidade de Lagoinha e seguirá simultaneamente em Bom Jesus, Caiana, Monte Alegre, assentamento Vitória, Cabeça do Boi, Condado, Richo da Lagoa e Salgado. Estou falando da Adutora do Sertão que levará 25 km de água em benefício de aproximadamente 2.000 pessoas ou quase metade da nossa população rural.

O projeto que parecia impossível está com as primeiras parcelas depositadas nas contas das Associações Comunitárias para construção dos reservatórios dáguas e dos ramais de distribuição até as moradias. "Quem não acreditar pode ir até a comunidade de Lagoinha que o povo está cavando o alicerce da caixa dágua", afirmou Badu, líder comunitário.

Os recursos iniciais foram repassados pelo Governo do Estado através do Programa Desenvolvimento Solidário/SEAS. De acordo com Deroci Araújo, técnico do Núcleo Sertão Verde, esta parcela corresponde a quase meio milhão de reais. O restante dos investimento virão por fontes diferentes. O grosso do projeto que corresponde a aproximadamente R$ 4,5 milhões serão repassados pela Secretaria de Recursos Hídricos - SEMARH e R$ 1,5 milhão pelo Banco Mundial.

Ontem uma comitiva campograndense esteve em Natal numa agenda articulada pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro quando se teve uma reunião com representantes da SEMARH visando dá celeridade a liberação da parte correspondente a este órgão para não haver descontinuidade na construção. "Estamos passando necessidade de água e queremos resolver este problema ainda em 2010 com a Adutora do Sertão", disse Lilia Holanda, presidente da Associação do Bom Jesus.

No final da reunião ficou o compromisso da aceleração do edital para licitação da parte correspondente a SEMARH, dentro de um prazo de 15 dias. Estiveram presentes na reunião, Carlos Ivan Melo, representante da SEMARH; Otho Militão, diretor do Projeto Semi-árido Potiguar; Fernando Mineiro, deputado estadual; Bibi de Nenca, prefeito de Campo Grande; Madalena do Salgado; Tiquinho do Bom Jesus; Lilia Holanda, do Bom Jesus; Deroci Araújo, do Núcleo Sertão Verde; Benedito de Caiana; Chico de Fazenda Vitória; e nossa participação enquanto vice prefeito e presidente do Conselho do FUMAC.
O projeto da adutora é uma desejo da população rural e uma conquista cidadã que as associações rurais tem lutado há bastante tempo e contado com nossa colaboração desde os tempos do Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA-FIDA/ONU. Depois na condição de vice-prefeito convidei Bibi para tornar esta a nossa primeira grande luta, a quem topou com presteza. Ainda é importante destacar o apoio fundamental da equipe técnica do Núcleo Sertão Verde e o investimento do Governo do Estado, iniciado ainda quando Dr. Iberê Ferreira estava Secretário de Recursos Hídricos.

Nenhum comentário: