O que está procurando?

terça-feira, 31 de agosto de 2010


Escolas técnicas: Lula dobrou 1 século em 08 anos
* Caramurú

A formação técnica passou por uma verdadeira revolução no Governo Lula. Depois de uma década tucana que concluiu sem a criação de nenhuma escola técnica e com uma lei que proibia a criação de novos centros de ensino profissionalizante, a gestão do Presidente Lula fez em oito anos mais que o dobro havia sido feito em 100 anos, subindo de 140 para 281 unidades de ensino profissionalizante.

Junto com esta ótima tendência, o Rio Grande do Norte foi o Estado do Nordeste que proporcionalmente recebeu o maior número de novos centros de formação técnica. A elevação significou subir de 2 unidades (Natal e Mossoró) para 15 com a ampliação das vagas para alunos/as que foi de 5 mil para 20 mil.

A formação de mão-de-obra especializada está em plena sintonia com a demanda de um país que começou a crescer promovendo inclusão social. Nos últimos 8 anos foram gerados 14 milhões de empregos de carteira assinada. Na prática amplia-se as ofertas de oportunidades de trabalho na medida em que a economia cresce. Por outro lado, a força produtiva qualificada tem mais chances de empregabilidade, gerando um círculo virtuoso para o país.

Ao final deste primeiro ciclo, temos mais de 30 milhões de brasileiros que saíram da condição de pobres para a de classe média, e mais 20 milhões de pessoas que viviam a margem da linha de pobreza e agora cruzaram o limite, aproximando-se da cidadania.

Todo este desenvolvimento é fruto de uma política que combina desenvolvimento e inclusão social, iniciada no Governo do Presidente Lula. Especialmente no tema das escolas técnicas, a parlamentar Fátima Bezerra foi destaque nacional, liderando e participando ativamente deste processo de ampliação.

Nenhum comentário: