O que está procurando?

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"Caminhando e cantando e seguindo a canção (...)"

Para não dizer que não falei das flores do jardim da BR 110
* Caramurú


Preciso voltar ao tema para reafirmar alguns pontos de vistas 'reordenados' por comentários geralmente postos como 'despretenciosos' e 'isentos'. Mas ao final, mostram-se cheio de interesses e parciais, tal qual fez recentemente Willam Bonner.

Nunca disse que não queria o canteiro de obras em Campo Grande, muito pelo contrário, afirmei nos interessar e disse da nossa luta, em especial do Prefeito Bibi pela sede da empresa. Soube ainda de um empenho especial dedicado também pelo ex prefeito Bebeto.

Entretanto, assumi que é óbvio a dificuldade de se fazer um asfalto no início de Mossoró e colocar o canteiro de obras em Campo Grande. Isto não soa próprio para uma empresa privada que ganha licitação com uma proposta de R$ 6 milhões mais baixo do que o orçamento inicia do DNIT. Por isso preciso separar desejo de realidade.

Engraçado é que ao se comentar a vinda do canteiro para Campo Grande, choviam comentários em Upanema dizendo da fraqueza dos políticos de lá, agora a situação se inverte. As duas afirmativas são injustas. Não tenho dúvidas de dizer que esta BR 110 só sairá, antes de tudo, pela vigilância e luta dos políticos e das sociedades locais. Digo, de Campo Grande e Upanema.

Por um certo tempo a BR 110 ficou fora da agenda das grandes lideranças estaduais e fomos nós, prefeitos, vices prefeitos, sociedade e vereadores quem não deixou o tema ser esquecido. Lembro das inúmeras ações desenvolvidas por Jorge Luiz, de dezenas de reuniões de vereadores das duas cidades pautando o assunto, de abaixo assinada que conduzi nas cidades da região, de audiências que tive com o Ministro, das audiências dos prefeitos e ex prefeitos. Cito Bibi, Bebeto, Salomão, Maristela e até Flávio José de Florânia. Entretanto, é moda falar mal de políticos. Mas neste caso é injusto.

Mas eu usei a metáfora do canteiro e do jardim para dizer de flores que ainda não nasceram, digo, do asfalto ainda não iniciado, se quer concluso. As flores serão regadas por todos nós unidos e vigilantes. De nada adianta levar ao extremo uma briga com Upanema, contrariando o óbvio para fazer fita para a torcida. Temos nomes fortes do nosso lado, e é correto citá-los: Lula, Fátima, João Maia, Henrique, Sandra, o Governador Iberê e tantos outros. Mas a cobrança pela agilidade deve continuar e será feita por nós.

Comparar Neymar e Dunga é agir como o comentarista Neto da Band. Basta saber que Neymar é atacante e Dunga foi um volante importante na história do nosso futebol, capitão do tetra, exemplo de garra. O Dunga treinador também não pode se comparar ao Neymar jogador. Embora afeito ao novo velho jeito brasileiro de jogar futebol, não sou daqueles que cospem nos caídos e afirmam "eu não disse!". Prefiro os que lutam, ao seu modo, mas lutam.

'Treino é treino e jogo é jogo'. Somos merecedores de críticas e a classe política precisa da coragem de nossa sociedade para de maneira cidadã exigir nosso melhor. Entretanto, é desconhecer história de um futebol vitorioso esquecer que se a BR 110 está perto de sair, antes de tudo, é porque os 'jogadores locais' suaram as camisas e levaram a seleção para a final da copa. Já ganhar ou perder é parte do esporte.

Nenhum comentário: