O que está procurando?

quarta-feira, 27 de outubro de 2010


3o. ano de MOVA Brasil em Campo Grande
* Caramurú

O nosso encontro com o Programa MOVA Brasil se deu ainda quando estávamos no Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA-FIDA/ONU. Na ocasião conheci Eliane Bandeira, educadora responsável pelo MOVA no RN. Fechamos uma parceria apoiando o processo de expansão da alfabetização da PETROBRAS para municípios não produtores de petróleo.

Por sinal, a defesa de que o petróleo é do Brasil foi uma marca do Governo do Presidente Lula e neste programa de alfabetização chamado MOVA Brasil teve um exercício prático apoiado pelas lideranças sociais, sindicais e políticas da região, bem como a adesão da própria coordenadora Eliane. Conseguimos convencer que o MOVA precisava sair de Caraúbas, Upanema, Apodi e demais produtores de petróleo para chegar aos vizinhos Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, dentre outros.

Neste 2010 o encontro foi diferente porque eu estava na gestão municipal como vice prefeito, mas o arranjo institucional teve garantia na adesão do prefeito Bibi. Tinha a confiança de Eliane Bandeira para trazer, coloquei investimentos próprios e construí importante parceria com a prefeitura pela ação direta do gestor. O fato é que o ano em curso marcou uma expansão das turmas no município e pela segunda vez em três anos tivemos a coordenação local, sendo sob a responsabilidade da competente Joseíza Leal.

Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e começaremos a estabelecer os elos para no próximo ano continuarmos esta grande iniciativa que se soma a outras dos Governos Federal, Estadual e Municipal no sentido de baixarmos os vergonhosos índices de analfabetismo que ainda detemos.

Nenhum comentário: