O que está procurando?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010


Conselho do FUMAC de Campo Grande está concorrendo ao Prêmio de Melhor do Estado
* Caramurú

O Conselho Municipal do Fundo de Apoio Comunitário - FUMAC está concorrendo ao Prêmio de Melhor do Estado, promovido pelo Programa Desenvolvimento Solidário/SEAS/Governo RN e Banco Mundial. Além do reconhecimento, o vencedor vai levar um kit de informática.

O município de Campo Grande tem uma das melhores organizações associativistas do Estado e o conselho vem desenvolvendo um papel importante na democratização e transparência dos recursos públicos, desde a sua criação há 15 anos.

Entretanto, nos últimos tempos tem ampliado seu potencial na medida em que aprovou projetos inovadores como a Adutora do Sertão que trabalha a integração de políticas públicas pelas três esferas do Estado. Também vem se destacando pelo funcionamento, passando a ter regularidade mensal nas reuniões e não mais só nos tempos de aprovação de projetos como era antes.
O Conselho Municipal se destacou ainda em 2010 com a realização do I Encontro Sobre Associativismo do Município de Campo Grande quando se discutiu a importãncia desta estratégia para o desenvolvimento sustentável e a promoção da inclusão social.

Na promoção de outras políticas públicas, o FUMAC Campo Grande em 2009 realizou diversos seminários e planejou a execução do Programa Garantia Safra em parceria com órgãos municipais como EMATER e Secretaria de Agricultura, culminando com a vinda da coordenação nacional do programa para visita e seminário municipal. O mesmo aconteceu com o Programa Crédito Fundiário de Apoio a Reforma Agrária.

A captação de recursos também sentiu o reflexo da atuação sistemática do Conselho Municipal, sendo as associações beneficiadas com a triplicação do valor destinado a investimento em 2010, sem contar da parceria inédita numa pesquisa nacional com o Banco Mundial. Ao todo foram cerca de R$ 650 mil investidos em Campo Grande, no ano 2010.

A transparência na aplicação dos recursos comunitários é assegurada com um monitoramento pelo conselho do andamento das inversões e da qualidade da assistência técnica que tem no Núcleo Sertão Verde a principal parceria local.

A economia solidária é outro foco que é buscado pelos projetos aprovados no conselho do FUMAC como bem exemplificam os projetos de agricultura orgânica cujas produções são comercializadas em três frentes: venda direta nas residências dos consumidores e das consumidoras, comercialização semanal na feira da agricultura familiar e mercado institucional pelo Programa Compra Direta.

No campo da promoção da equidade de gênero e geração, o conselho tem em sua composição a cota superior ao mínimo de 30% de mulheres e 30% de jovens.

Finalmente, na condição de presidente do Conselho do FUMAC tenho orgulho de participar do processo de mudanças positivas que vem passando o colegiado cujo foco é a democracia participativa e a distribuição de responsabilidade entre os diferentes atores sociais que atuam no campo.

Tenho satisfação em estarmos concorrendo ao prêmio e sei confio na boa possibilidade de conquista para o engrandecimento de todos e de todas que ao longo de mais de duas décadas fazem acontecer e crescer o associativismo, a democracia e o desenvolvimento sustentável em Campo Grande.

Nenhum comentário: