O que está procurando?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010


Vamos continuar tentando...
* CG News
Em meados de Junho deste ano Patrício e Eu resolvemos começar uma campanha que tinham como principal motivo "não deixar morrer" o Rio Upanema.

Criamos lista para discussão na internet, comunidade no orkut e fizemos ampla divulgação nos Blogs da cidade e região. Com a ajuda do Vice Prefeito Caramurú, agendamos uma movimentação para uma limpeza simbólica do Rio durante o período da Festa de Sant'Ana.

Porém, infelizmente mesmo fazendo esse esforço inicial não conseguimos fazer com que a população abraça-se esta causa e ainda fomos vítimas de alguns "pseudo-anônimos" que se acharam no direito de criticar nossa iniciativa.

Resolvi escrever esse texto aqui no Blog para dizer que a Campanha Não Morreu. Ela continua, nos Blogs que levam nossa logo e na cabeça e coração de cada um que tem pelo velho Upanema, berço de nossa cidade, algum apreço.

Recentemente, me perguntaram: "Mas e aí rapaz, e agora como fica a campanha em pró do Rio Upanema?" Eu respondi: "A luta continua, e enquanto houver luta, haverá esperança. Esperança de que o povo entenda que essa campanha começou não por uma simples brincadeira e sim por que estávamos vendo este importante ecossistema morrer, sem que ninguém fizesse nada"

Durante os últimos meses recebemos algumas mensagens importantes de Apoio em nossa Comunidade no Orkut (
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103076460).

Mensagens essas que nos anima cada vez mais a continuar essa

campanha.
Indira - Campograndense Estudante de Engenharia Química.
Michel, não tinha conhecimento do que estava acontecendo com o rio Upanema, mas hoje tive o desprazer de ver tamanho absurdo. Como você sabe sou estudante de engenharia química, área bastante ligada ao meio ambiente, e sei que é obrigação de cada indústria recolher seus resíduos.Porém, não é apenas para dar meu depoimento que estou te escrevendo essa mensagem, estou aqui para dizer que também abraço essa causa e que também estou desposta a participar de um projeto para dar um fim nesse absurdo.

João Neto - Professor de Matemática em Campo Grande
Vamos salva o rio Upanema
Parabéns grandes Michel! Pela essa iniciativa estou solidário a esta campanha pois não só o rio Upanema com o planeta precisamos olha para ele. Abraços e contem comigo.

Carlos Alberto - Upanemense estudande te Gestão Ambiental.
Salvemos o rio Upanema !
Olá, tudo bem? eu me chamo Carlos Alberto e sou Upanemense, e já a alguns dias tinham me dito que existia essa comunidade, então fiquei curioso, e acessei. Então, eu estou fazendo o 4º período de Gestão Ambiental na UNP, em Mossoró, e me interesso na preservação e salvação do nosso rio. Se você se interessar vamos fazer um projeto juntos focado nesse tema, pois assim melhoraria a qualidade de vida das nossas cidades.

RICARDO - Técnico em Meio Ambiente, membro da ONG Instituto Chapéu de Couro
PROJETO PARA O RIO UPANEMA
Caros Amigos e membros desta comunidade, meu nome é Ricardo Oliveira, sou técnico em Meio Ambiente e sou membro de uma ONG chamada Instituto para a Valorização da Cultura Camponesa (Intituto Chapéu de Couro) temos sede aqui em Campo Grande mesmo, e já fizemos um estudo de fauna e flora que ainda existem as margens do nosso Rio, mas os resultados deixaram a desejar, podemos tentar viabilizar algum projeto juntamente com voces para fazer o reflorestamento das margens do rio Upanema principalmente no trecho que vem da comunidade do morcego ate a barragem de Pepeta, trecho esse que visitamos no ano de 2009, podendo fazer parcerias com as demais cidades onde o rio passa, só na nossa cidade de Campo Grande temos 7 pessoas com curso Técnico de Meio Ambiente, tenho certeza que se ouver uma mobilização todas essas pessoas iram participar de qualquer que seja o projeto pra salvar o nosso RIO.

São por mensagens como essas que afirmo, Vamos Continuar Tentando! A Campanha não morreu, vamos ajudar a salvar o Rio Upanema e até o final do ano teremos uma mobilização na cidade.


* Matéria e foto do CG news

Um comentário:

carlos disse...

Olá Caramuru, tudo bem?sou o Carlos Alberto de Upanema, me disseram que existia esta postagem, cujo o meu nome estava nela, e ao dar uma olhadinha eu achei interessante o que diz em geral,quero lhe dizer que estou começando um blog, cujo tema é nossomeioambiente.carlosalbert@gmail.com.
Minha preocupação eu acho que é a mesma que a sua e os demais da postagem, pois aqui como aí, o rio deve está assoreado, poluído, com mata ciliar praticamente inexistente ou talvez sem existência pois é um dos principais fatores para que um rio se matenha, e também com despejos de efluentes por residências ou atravez de esgotos feito pela prefeitura; aqui foi em gestões anteriores advindas de prédios públicos, como o mercado por exemplo.
Eu espero que nós possamos ajudar nossas àreas, mesmo que seja numa pequena faixa de terra, mas estaremos fazendo nossa parte.
Em Upanema existe três mulheres formandas em gestão Ambiental, e mais eu e outras duas se formando também na mesma àrea de gestão ambiental tecnólogo na UNP.
Para esse próximo carnaval tenho em mente um projeto sobre educação ambiental que ainda irei montar e depois mostrar a prefeita, mais para dá certo não depende só de mim.

Valeu espero conversar mais com vc.