O que está procurando?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Territórios da Cidadania


IDS continua recebendo currículos para seleção de 06 articuladores/as territoriais
* Caramurú

Profissionais com experiência em desenvolvimento sustentável devem acessarem o edital de seleção do www.idsbrasil.org.br e enviarem até o dia 21, os currículos para seleção de consultores.

O trabalho de consultoria será remunerado por produto e terá um valor total de R$ 15 mil para o desempenho de 6 meses da função. As áreas de atuações são os territórios Assu/Mossoró, Trairi, Potengi, Alto Oeste, Mato Grande e Seridó.

Os selecionados trabalharão junto ao IDS na execução do PROGRAMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS – PRONAT que é uma iniciativa do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT, que conta com a participação e colaboração de diversos organismos federais, entidades públicas e não-governamentais, redes de profissionais e da sociedade civil, governos estaduais e municipais, além de cooperação de organismos internacionais. Alguns elementos caracterizam tais inovações – em especial o reconhecimento do território como projeção e expressão de uma identidade de uma população – com características sócio-culturais, ambientais, político-institucionais e econômicas peculiares, de tal forma que todo o processo de desenvolvimento interage com estes elementos. No PRONAT, o território é conceituado como “um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo cidades e campos, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde
se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial”.

* Imagem do www.idsbrasil.org.br

Nenhum comentário: