A resposta ...
* Caramurú
Ontem tivemos uma grande comitiva de CG na audiência pública sobre a BR 110, realizada pela Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Upanema. Entre a bancada campograndense estavam o prefeito Bibi, a maioria dos nossos parlamentares, Givanildo Fernandes e eu. Como havia escrito a poucos dias queria saber porque meio século de atrazo na obra mais desejada da região. Era visível um certo ar de descrença dos presentes. Entretanto, as intervenções das autoridades e políticos presentes nos deram a certeza de que novos e importantes passos foram dados para a construção do trecho Mossoró-Campo Grande.
Inicialmente o diretor do DNIT, Fernando Rocha, mostrou a resolução de 3 argumentos que imperravam a obra: 1) O projeto técnico finalmente está concluído; 2) A licença ambiental foi dada; e 3) Em novembro último o Ministro dos Transportes baixou portaria com a ordem de serviço. Ou seja, a conversa passa girar principalmente em torno do dinheiro na ordem de R$ 90 milhões para a execução da obra. Neste quesito, todos os senadores e deputados federais foram unânimes em afirmarem a disposição da bancada para colocar da parte das emendas coletivas. A própria deputada federal Fátima Bezerra assumiu o compromisso de articular audiência com a ministra chefe da Casa Civil para inclusão da BR 110 no PAC, caso haja alguma ordem de contratempo na emenda.
De toda sorte, a prefeita Maristela de Upanema em nome da população de lá e de toda região deu um recado taxativo que o POVO SÓ ACREDITARÁ QUANDO VIR AS MÁQUINAS TRABALHANDO. Com toda razão porque o projeto existe de 1957 e a tolerância da população chegou ao limite. Portanto, será necessária muita explicação da bancada potiguar se não virmos esta ação sendo iniciada ainda em 2010.
Ao final, saí mais confiante na possibilidade da execução. É verdade que ainda não apostaria minhas fichas todas, mas os avanços técnicos e documentais juntada a ordem de serviço são as bases para a outra confiança que tenho no Governante Nacional. O Presidente Lula já consertou os trechos das BR Apodi-Mossoró destroçada há 15 anos, construiu a ponte de Jucurutu do mesmo período, fez o viaduto de Natal paralizado a mais de 10 anos, vem construindo a transposição do São Francisco com 2 braços no RN, obra esta que era falada desde os tempos de D. Pedro; e no momento encontra-se ainda está recuperando 100% da malha viária federal no RN. Certamente, se o tempo e a burocracia deixarem, Lula e o seu compromisso com o Nordeste fará dele o homem a realizar mais esta obra que nenhum outro fez.
3 comentários:
Onestamente,espero que não seja mais uma conversa para boi dormir.
Quando cada politico tirar o seu, dos 90 milhões não ficará nada pra construção da BR 110.Estou careca de ouvir"agora sai".
Quando cada politico tirar o seu, dos 90 milhões não ficará nada pra construção da BR 110.Estou careca de ouvir"agora sai".
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