O que está procurando?

sexta-feira, 8 de outubro de 2010


Lilia Holanda participa do II Encontro NE das fábricas de castanha da FBB e prevê inauguração do Bom Jesus para novembro
* Caramurú

Acontece desde ontem e termina amanhã, no Hotel Vilage do Sol de Pirangi, Natal, o II Encontro de Cajucultores do NE, promovido pela Fundação Banco do Brasil. O evento reúne produtores e lideranças do Ceará, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte. O público é das comunidades atendidas pela FBB com a construção de fábricas de beneficiamento de castanha, numa média de 10 por Estado.

Em pauta está a realidade da cultura do caju envolvendo cenario da cajucultura do global para o local; assistencia tecnica; instrução normativa voltada para a cajucultura e boas praticas de fabricação; capital social e relações de trabalho; comercialização; sustentabilidade economica e controles finaceiros; gênero e juventude na gestão e inovações dos processo tecnológicos.

Entre as autoridades presentes, estão o Presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit; e o Superintendente da CONAB, Francisco Sales. O município de Campo Grande tem a participação de Lilia Holanda, presidente da Associação da Comunidade do Bom Jesus, beneficada com o investimento de uma fábrica de castanha de caju. "Estou impressionada com o nível do debate e aprendendo bastante com técnicos da EMBRAPA e cajucultores de outras experiências", disse Lilia.

De acordo com a líder comunitária a previsão é que seja concluída a obra da fábrica de castanha do Bom Jesus até novembro e neste mesmo mês aconteça a inauguração. Esta importante conquista deve gerar cerca de 30 empregos diretos e beneficiar produtores de caju de Caiana, Cabeça do Boi, Monte Alegre, Fazenda Vitória, Lagoinha e Salgado. O investimento total na fábrica do Bom Jesus ultrapassa R$ 300 mil. A fábrica foi uma conquista que teve o apoio de muitos atores sociais, principalmente o prefeito Bibi de Nenca, Lilia Holanda e o deputado estadual Fernando Mineiro.

Nenhum comentário: