O que está procurando?

sexta-feira, 20 de março de 2009

A juventude mudando o futuro
* Caramuru

Ontem o interior do Estado voltou as atencões para o resultado do concurso vestibular da UERN. Pais, mães, amigos, parentes e os candidatos e candidatas tentavam na internet congestionada uma antecipacão da lista de aprovados e aprovadas. "Sinara passou de novo", foi a primeira notícia a correr de boca em boca por Campo Grande. "Oh, menina inteligente", comentavam.

Ericélia me encontrou na rua agoniada e eu me assustei procurando saber o motivo. "Passei, eu e outros jovens de Campo Grande fomos aprovados no vestibular da UERN". Abracei ela que estava com os batimentos em mais de 200 e perguntei por outros nomes. "Estão falando que Rayssa de Ráfia também passou". A noticia se acelerou pelos quatro cantos e foram citando 5, 6, 7, ... 13. Treze aprovados no concurso vestibular.

Ora nos últimos anos a média de jovens que entravam no ensino superior não ultrapassava 5. A garotada quase triplicou nossa marca. E ainda tem gente que diz do desinteresse dos jovens dos dias atuais. O resultado demonstra algo diferente: FALTAM OPORTUNIDADES. A vitória dos nossos meninos e meninas representa o retorno de quase 8 meses de estudo árduo. A jovem Clayseanne mereceu demais ser aprovada. Ela além de estudar, ajudava a organizar o estudo dos demais.

O cursinho pré-vestibular originado da reivindicacão dos próprios jovens e colocado em prática com muito esforco de instituicões como UERN, Prefeitura de Campo Grande, Projeto Dom Helder Camara e Nucleo Sertao Verde. Essa foi a energia motivadora da inscricão de mais de 60 jovens contra 25 dos anos anteriores. E como não citar a beleza do voluntariado dos professores e professoras de Campo Grande. Muitos trabalharam gratuitamente pelo sucesso da juventude.

Estamos felizes e queremos mais. Há menos de 2 dias o Reitor Josivan Barbosa desafiou o Prefeito Bibi colaborar para alcancarmos a meta de 20 jovens aprovados por vestibular. Bibi aceitou a provocacão. Perseguiremos. Os jovens deram demonstracão que querem melhorar a própria história. As entidades do cursinho estão motivadas pela versão 2009. O resultado serviu como frutovena.

Trabalharemos o cursinho junto com as Prefeituras de Janduis (parceira desde o ano passado, com três dos treze vencedores) e a Prefeitura de Triunfo Potiguar est interessado em entrar na parceria. UERN e Sertão Verde continuam. UFERSA disse do desejo de colaborar. Os jovens, os jovens .... esses já mostraram a capacidade de realizar quando estão com os livros nas mãos.

Num momento de sucesso como esse todo briho é para os jovens, mas não podemos deixar de citar pessoas como Leida Almeida e a equipe da UERN e jamais podemos esquecer Joseiza, Silvio, Simone, Hugo, Zé Estácio, Ricardo, Micilene, Neta, Saul e tantos voluntários que tornaram viável a execucão do cursinho. Mais do que matérias todos alimentaram sonhos nas mentes e nos coracões da juventude de Campo Grande e Janduis.

2 comentários:

netto disse...

Parabéns aos jovens de minha terra,muitos eu nunca vi o rosto,quando deixei a terra de santana eles eram pequenos ou nem era nascidos,boa sorte a todos.

Luiz Guilherme Liberato Klusener disse...

Parabéns a essa juventude da terrinha, esse é o caminho. Já que, ainda, não podemos exportar produtos como confecções, doces e produtos de limpeza, vamos exportar mentes. Talves seja o "produto" mais viável e rentável pra se exportar. Certamente nossos futuros professores, pedagogos, advogados, engenheiros e sociologos voltarão a terrinha para retribuir ao chão amado, assim como fez os engenheiros Bibi de Nenca e Caramuru, entre outras tantos, que dão a sua parcela de contribuição a urbe tão querida de todos nós. Fico feliz por ver meus conterrâneos seguindo um caminho tão promissor. Parabéns a todos e que no ano proximo tenhamos o dobro de aprovações.