O que está procurando?

sexta-feira, 27 de março de 2009


Uma música linda para o inverno 2009
* Caramurú

Diante da quadra invernosa de nosso Estado, lembrei de interpretar e publicar nesta semana a música da cantora paraibana Elba Ramalho por quem guardo admiração do seu talento e da sua beleza.

Na música Bate Coração, composta por Cecéu, Elba Ramalho se projetou para o Brasil num xote romântico que comparava a sua paixão impossível com o movimento dos rios nordestinos na época das chuvaradas.

Na sua primeira parte e no refrão, a música apresenta um diálogo entre a pessoa e o seu coração, aliados no incessante interesse por uma paixão impossível. O sentimento de dor é repassado pelo batimento forte e acelerado do coração.


Bate, bate, bate, coração

Dentro desse velho peito

Você já está acostumado

A ser maltratado, a não ter direitos

Em seguida a pessoa dá um apoio moral ao coração para que ele não desista mesmo diante dos comentários contrários da sociedade em sua volta. Na verdade, essa conversa é uma busca do próprio consolo para a verdadeira responsável pela dor.


Não ligue, deixe quem quiser falar, ah!

Porque o que se leva dessa vida, coração

É o amor que a gente tem pra dar, oi!

Os versos do refrão apresentam o limite que a pessoa está disposta a chegar pela sua paixão.

Tum, tum, bate coração

Oi, tum, coração pode bater

Oi, tum, tum, tum, bate, coração

Que eu morro de amor com muito prazer

A segunda parte é a mais linda da canção quando a pessoa compara seu amor com o curso dos rios. Quem é Nordestino sabe, e nós que crescemos em Campo Grande abraçados pelo rio Upanema sabemos mais ainda, que é doloroso ver um volume imenso de água indo se perder num mar que aparentemente não precisa dela tanto quanto os sertanejos amarguradores de secas e tão cansados de abrirem cacimbas nos leitos destes mesmos rio sdepois que passa o inverno. Por aqui criou-se até o adágio popular “o rio só corre para o mar”. Vejam que bela composição:


As águas só deságuam para o mar

Meus olhos vivem cheios d'água

Chorando, molhando meu rosto

De tanto desgosto me causando mágoas

Mas meu coração só tem amor, amor!

Nenhum comentário: