O que está procurando?

sábado, 28 de março de 2009


Artistas e comunidade se preparam para mais um Escambo de Teatro de Rua
* Janduís On line

Janduís, município conhecido nacionalmente pela tradição cultural, realiza neste final de semana mais um Escambo Popular de Teatro de Rua. Nesta 24ª edição, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, os artistas pretendem oferecer à comunidade uma programação cultural diferenciada com espetáculos teatrais de rua, teatro de bonecos, dança, cantorias e repentes, xilogravura, cordel, exibições de artes plásticas, entre outras manifestações culturais.

O evento cultural ainda deve contar com lançamento de livros, shows musicais de MPB e reggae, apresentações de folguedos populares com presença de mestres da cultura popular, oficinas de vivência e cursos em diversas áreas artísticas e culturais. Os artistas também vão participar de debates sobre produção cultural. O objetivo dos realizadores foi elaborar uma programação diversificada que também vai discutir as políticas públicas de incentivo à cultura nas esferas municipal, estadual e nacional.

A coordenação do escambo espera contar com a participação de cerca de 250 artistas de Janduís, de outros municípios do Rio Grande do Norte e de estados como Ceará, Pernambuco e Paraíba.

A Prefeitura de Janduís está garantindo a infraestrutura do evento com a disponibilização de profissionais que irão fazer a limpeza das sedes e a alimentação dos artistas, além dos espaços para as plenárias que serão realizados no Módulo Esportivo, Setorial de Cultura, salão principal da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Escola Municipal Professor Leonel Cícero e Casa de Cultura Popular Vapor das Artes. Os artistas vão ficar alojados nas escolas Vicente Gurgel e Leonel Cícero.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Antônio Cácio dos Santos, afirmou que com a garantia da infraestrutura os artistas terão a oportunidade de se dedicarem às oficinas, discussões e capacitações. “O importante é fazer com que os artistas possam vivenciar esse momento cultural da forma mais abrangente possível”, assinalou o secretário.

O Escambo abre, oficialmente, às 14 horas dessa sexta-feira, com a primeira plenária com os artistas e um cortejo pelas ruas da cidade. Rogério Silva, coordenador de Cultura do Município, informa que as primeiras apresentações culturais do escambo serão de grupos locais. Janduís conta hoje com diversos grupos culturais: Ciranduís, Brincantes do Sertão, Filhos do Sol, Balai de Arte, Amigarte, Criançarte, Ginga Faceira, Swing Brasil, MPB's e Ritimos.

Fonte: Blog Janduís ON LINE

Nenhum comentário: