O que está procurando?

quinta-feira, 5 de março de 2009


PENSANDO EM VOZ ALTA

*Por Simone Cabral

Dia 28/02 no encerramento do Curso de Formação Política e Profissional para Jovens em Apodi-RN foi a última atividade que a Profª Ana Morais (UERN) e o Prof. Piolho (UERN) participaram como Pró-Reitora de Extensão da UERN e Superintendente do CRUTAC /UERN, respectivamente. Ambos deixaram os cargos em razão da incompatibilidade política na UERN resultante das eleições que acontecerá em março para Reitor e Vice-Reitor da Instituição. Como todos sabem, Ana e Piolho deram uma grande contribuição para o crescimento e a visibilidade da UERN, através da extensão universitária. Longe de fazer qualquer análise do processo eleitoral e a conseqüente saída dos dois, a minha intenção é apenas dizer quem são essas figuras, as mais humanas que já conheci. Para mim, mais do que colegas de trabalho, são meus amigos para todas as horas.

Pi, como chamamos carinhosamente, é uma pessoa incrivelmente sensível. Não pense que os seus arroubos explosivos momentâneos, tiram-lhe a ternura e a beleza da sua áurea e a qualidade de ser prestativo e atencioso. Mas a sua maior fama mesmo, tão importante quanto às demais, é a de ser facim, facim...Isso porque, entre outras coisas, convida toda mulher que conhece para entrar na sua lista pessoal das 14, com ranking e até disputa pelas melhores colocações, inclusive com lista suplente (Segundo ele, saiu uma pesquisa não se sabe onde, como e por quem foi divulgada, que em Mossoró, há 14 mulheres para um homem). Além disso, chama qualquer pessoa, mesmo aquela que conhece a pouco tempo, para visitar e se hospedar na casa dele em Natal. Por isso, leitor ou leitora, se você é um desses, não pense que você é excepcional, você é regra.


Ana conheço há mais tempo. Foi minha professora na graduação. Depois, eu já professora da UERN, tive a oportunidade de trabalhar com ela na PROEX, a seu convite. Lá pude ter uma das mais significativas experiências profissionais da minha carreira acadêmica. Com Ana tenho grandes afinidades. Somos capazes de construir textos com o mesmo direcionamento político e intelectual, mesmo se tratando de duas pessoas diferentes. Com ela também divido os assuntos do coração. Uma das suas maiores qualidades é sua capacidade de discernimento e conciliação em situações de conflitos e tensão, além de ser uma pessoa livre de vaidades e status ostentados por muitos que ocupam cargos e funções públicas. Ana é assim: a combinação de uma mulher forte, decidida e emancipada com a sensibilidade generosa da sua áurea.


Apenas, por esses motivos, decidi e preferi expressar em voz alta o meu pensamento sobre essas figuras essencialmente humanas.



Nenhum comentário: