O que está procurando?

quarta-feira, 24 de novembro de 2010


Ação Social lança 6 cursos de qualificação

* Sítio eletrônico oficial da Prefeitura de Cáceres-MT


Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Ação Social, lançou na manhã de hoje seis cursos de qualificação, com o objetivo de melhorar a renda familiar. O público alvo é composto pelos usuários da assistência social, integrantes de programas como o PETI –Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Bolsa Família; PAIF –Programa de Atenção Integral à Família e Projovem. Cada um dos seis cursos lançados oferecem quinze vagas e acontecem no período vespertino, no prédio do Centro de Referência de Assistência Social I, no bairro DNER.

Hoje, foram lançados os cursos de bordado em ponto cruz, patchwork, biscuit, vagonite, confecção com garrafas pet e pintura em tecido. Segundo a secretária de Ação Social do município, Eliene Liberato Dias, em 2010 já foram oferecidos 36 cursos de qualificação e capacitação profissional, beneficiando 559 famílias, com recursos do município e governo estadual e federal, além de parcerias com a sociedade organizada, como igrejas, associações , instituições e clubes de serviço. “Nós da Ação Social recebemos apoio do Lions Clube Portal do Pantanal, da Unimed, da Igreja Assembléia de Deus “Catedral da Família”, da Justiça Federal, do SINE, entre outros apoiadores.”-afirmou a secretária.

Segundo a secretária, foram mais de 37 mil atendimentos no CRAS 2, além do atendimento aos idosos do Programa Conviver que funciona no CRAS 1 (antigo Centro de Múltiplo Uso).

“Podemos considerar que o ano de 2010 tem sido de grande avanço na assistência social em Cáceres. Devemos encerrar o ano com 42 cursos de qualificação, entre eles o curso de pintor em edificações. Os serviços oferecidos foram ampliados e melhorados. Reconhecemos a importância da família no contexto da vida social, princípio esse reafirmado nas legislações específicas de Assistência Social. Para proteger e incluir o cidadão, primeiro é preciso garantir condições de sustentabilidade à família”.

Presente na abertura do evento, o prefeito Túlio Fontes afirmou estar muito satisfeito com os números da Ação Social. “Pretendemos estender essas ações para a zona rural, a partir do próximo ano. E ainda para este ano, nosso objetivo é lançar 14 obras em nosso município, obras d drenagem, pavimentação asfáltica e de revitalização das praças públicas. São R$ 7 milhões em investimentos. Um presente de Natal para a cidade”.

Outras novidades foram anunciadas no lançamento dos cursos: ao lado da obra da Cozinha Comunitária, no bairro Vila Mariana, será construída a sede do CREAS. A obra da Casa do Idoso será retomada e concluída. “Estamos vencendo as etapas burocráticas para isso –afirmou o prefeito- pois temos que trabalhar seguindo as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal. E ainda assumimos essa administração com muitos e sérios problemas deixados pela administração anterior, como a dívida de R$ 8 milhões com a Cemat, que foi reparcelada e está sendo quitada”. Fontes afirmou também que até meados do próximo ano deverão ser entregues as 1.500 casas populares que estão sendo construídas em vários bairros, “e estamos buscando recursos para a construção de mais moradias populares”.

Prestigiaram a abertura dos cursos a presidente do Lions Clube Pantanal, Cleusa de Medeiros Gonçalves, o pastor Eurídes Júnior, da Assembléia de Deus e presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Cáceres (OMDEC), além da equipe da Ação Social e coordenadores da prefeitura.

Entre as participantes do curso, Carmem Maria da Silva, moradora do bairro Santo Dumont, 37 anos e mãe de dois filhos, disse que o curso de pintura em tecidos mudou a sua vida. “Hoje estou empregada em uma empresa, como auxiliar de serviços gerais. Mas até isso acontecer, o curso me ensinou a pintar e comecei a vender guardanapos de cozinha. Hoje, continuo pintando. Vendo em média 20 guardanapos por mês, sob encomenda. É uma renda extra”.


Um comentário:

Eliene disse...

Caramurú,
Agradecemos pela divulgação no seu blog das nossas ações realizadas aqui no município de Cáceres-MT, ficamos muito felizes por esse intercâmbio, tudo isso reforça cada vez mais o nosso compromisso e responsabilidade como gestora na pasta da Assistência Social. Quero aproveitar para parabenizar você e Bibi pela relevante gestão que vêm fazendo. Tenho lido e acompanhado as notícias da terrinha e fico orgulhosa em saber que vocês estão no caminho certo. E você Caramurú têm feito a diferença, essa afirmação é visível nos resultados já conquistados. Um vice-prefeito que une várias características importantes como conhecimento, competência, liderança e compromisso. Continue na luta, mesmo sabendo que muitas vezes esse seu jeito possa incomodar alguns, aceite como o lubrificante que vai motivá-lo a superar os desafios, sucumbir jamais. Conte sempre conosco.
Grande abraço.
Eliene Liberato Dias.