O que está procurando?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010




ASA em parceria com a SERTÃO VERDE realiza Oficina Estadual de Radialistas pelo Semiárido

* Iracema Maniele
Nos dias 22, 23 e 24 de novembro a Articulação no Semiárido – ASA promoveu a Oficina Estadual de Radialistas pelo Semiárido na cidade de Martins no estado do Rio Grande do Norte, tendo como tema “Convivência com o Semiárido”; onde mobilizou um número expressivo de radialistas profissionais e comunicadores populares do estado. O evento contou com a prenseça de Mariana Mazza e Veronica Pragana da Assessoria de Comunicação da ASA (ASACOM) que contribuiram na facilitação desse riquissimo momento que vem sendo trabalhado em todos os estados do Nordeste com atuação da ASA.

O Semiárido Nordestino, ainda é compreendido por boa parte da sociedade brasileira como um cenário de terra e vegetação seca, solo rachado e escasso de água; caracterizando-o com uma imagem de sofrimento à população que mora ao longo de sua vidas nesta região. A Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA vem possibilitando as famílias do Semiárido Potiguar melhores condições de vida e sensibilizando-as a participar do processo de convivência com a realidades climática dessa região. Para tanto, a oficina de radialistas buscou despreender essa visão inreal, mesmo detendo esse cenário de inumeras desigualdades sociais, economicas e politicas, onde alternativas e práticas coletivas de efetivaçao das políticas públicas, tem oportunizado a participação da sociedade civil nos processos organizacionais e democráticos.


Fransquinho e sua esposa colhendo durante a visita de campo da Oficina

Com uma programação interessante e facilitação dinamica o momento foi fluindo com um debate no primeiro dia que surgiu após a exibição do Programa de Rádio “Semiárido em Debate” e vídeo “Vivendo Experiências”, que discutiram a posição do Agricultor com experiencias na Agricultura Familiar e das grandes empresas que trabalham com a produção de Agronegocio. Gerou em grupos o crescimento da produção na mesa do homem do campo e da cidade, chegando a dados em números 78% dos alimentos que estão na mesa população brasileira são do campo e 22% são utilizados agrotóxicos.

A visita em 3 experiencias propocionou aos profissionais e comunicadores de emissoras comunitarias trabalharem com a realidade da Agricultura Familiar; as mesmas foram vistadas por grupos que a partir de um roteiro e orientações produziram spot’s de rádio com as experiencias visitadas “quando chegamos imaginavamos que iamos encontrar pessoas em casas simples e que viviam em seus limites; de fato encontramos pessoas simples, acolhedoras e que vivem autonomas. Me emocionei em ver que a determinação dessas pessoas são os pilares para que sejam independentes. Assim destaco a família do Senhor Francisquinho, que representa força e coragem, pois desafiar as dificuldades foi suas maior conquista”, avalia Daliene Tomaz radialista do município de Afonso Bezerra/RN.

Nenhum comentário: