O que está procurando?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011


Cursinho Abrindo Caminhos contabiliza mais 15 aprovações. Total chega a 80 em 3 anos
* Caramurú

Ligações emocionadas e mensagens nas mídias sociais compuseram nosso dia de ontem, trocando conversas com Robertinha, Brena (FOTO), Iracema, Santiago e alguns outros jovens aprovados no vestibular da UERN. Também conversei com os decepcionados pelos insucessos dos seus nomes não constarem na esperada lista. Falei ainda com a equipe voluntária no Cursinho Abrindo Caminhos: Luíza e Clayse-Anne.

O total de UERN e UFERSA já soma 17 aprovados/as. Destes, 15 passaram pelo Cursinho Abrindo Caminhos. Longe de nós termos a pretensão de avaliarmos como que o cursinho seja o grande responsável pela vitória incontestável da capacidade intectual da nossa juventude. No entanto, corre nas veias dos seus organizadores/as um sentimento que mobilizamos e até um pouco preparamos rapazes e moças para mudarem seus destinos pelo caminho da educação.

O fato concreto é que depois de 3 anos alcançamos a marca de 80 aprovações em vestibulares. Mesmo com toda limitação de uma ação voluntária, o Cursinho vem ajudando a criar a cultura de concorrência para o acesso ao ensino superior. E o melhor é desmistificar a tese que nossa juventude "não quer nada com o basquete", como ouvi várias vezes de pessoas e até de gente ligada a educação.

Acreditamos no contrário. E só viabilizamos o sonho porque, antes de tudo, entendemos e constatamos que tem muito jovem querendo mudar de vida pelo caminho correto. Mas não podemos deixar de destacar quem nos ajuda neste sonho maluco chamado Cursinho Abrindo Caminhos: UERN (Geovânia Toscano, Leida Almeida, Ana Morais, Francisco Piolho e Simone Cabral), o prefeito Bibi e Nenca, Núcleo Sertão Verde (Luiz Carlos), Luíza Vieira, Clayse-anne Medeiros e dezenas de voluntários/as (João Maria, Thiago Gondim, dentre tantos).

O alimento a tantas críticas, boicotes e dificuldades é a lista de aprovados crescendo ano a ano.

Estamos construindo o formato 2011 que certamente contará com mais apoio por um projeto de extensão aprovado na UERN cuja dotação orçamentária viabilizará a vinda dos maravilhosos garotos e garotas universitários/as que teimam em si somar a esta bela ousadia. Aliás, em nome de Artemízia quero abraçar a todos/as que vieram em 2010.

Com o peito cheio de alegria digo VIVA A JUVENTUDE CAMPOGRANDENSE que pode cantarolar de cabeça raspada ....

Felicidade Passei no vestibular...

Nenhum comentário: