O que está procurando?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011



Toinho dos Bolos, um milionário
* Caramurú


Havia comentado no twitter que contaria o exemplo de vida de Toinho Jales rebatizado para Toinho dos Bolos devido ao seu comércio. Conheço a figura desde muito cedo quando eu ainda morava na rua Joaquim Leal e ele na seguinte.


Daquela época, Toinho dispensou o blá, blá, blá de "ninguém me ajuda", "não tenho uma oportunidade", "aqui não tem renda". Jales toda vida abriu os comércios e ganhou dinheiro com diversas atividades. Lembro bem da sua venda de verdura e frutas, de porta em porta.


Compreendendo que "vergonha é roubar", Toinho Jales casou, arrumou um emprego assalariado, mas não se acomodou. Hoje ganha mais vendendo bolos nas ruas de Campo Grande do que no seu trabalho formal. Contando com a ajuda de sua esposa, Toinho dos Bolos vende diariamente cerca de 20 unidades.


As vezes tento descobrir com exatidão o quanto ganha nas andanças das tardes, mas o homem não dá o segredo do comércio. "Faço um pouco mais de 1 salário". Quando refaço as contas de 30 dias vendendo 20 bolos a R$ 7,00 chego a outro resultado.

Mas tudo bem, não precisa abrir a economia para entendermos que o exemplo está dado e com criatividade é possível gerar atividades rentáveis em nossa pequena cidade. Entretanto, isto requer muito esforço, muita atitude. Exige alguns Toinho. Nestes dias estive na casa de Toinho e vi seu maquinário de trabalho. Aliás, uma bela casa. Estive lá com o prefeito Bibi para ver a aplicação do recurso do Cheque Reforma, como um beneficiário que Toinho é. "Me criticaram e falaram de vocês porque me colocaram no Cheque Reforma, aí disseram que sou rico e não preciso. Sabe a quanto tempo venho fazendo a minha casa ? Há 19 anos".

Toinho, não precisava dizer mais nada. Realmente Toinho dos Bolos é milionário.

2 comentários:

Sara disse...

fiquei satisfeita em vê-lo passando... bolo aprovado, bem feito... pena que não passou no outro dia com o de cenoura! :/

Sara disse...

não sabia da história de vida dele, até ler aqui hj, mas naquele dia (dezembro/2010) admirei-o pelo olhar e admiro ainda mais por não se manter acomodado em busca de favores/pena dos outros. Realmente, é milionário!