O que está procurando?

domingo, 30 de janeiro de 2011


Chega de Regressão
* Gilvaneide Holanda

Foi veiculado no dia 15 de janeiro no Jornal deFato que a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) irá começar a trabalhar municipalizando 14 dos 23 hospitais regionais do Rio Grande do Norte.

Os hospitais regionais de pequeno porte que “deveriam” dá assistência aos atendimentos de Alta complexidade, como o Hospital Regional Hélio Morais Marinho (de Apodi), o hospital de Caraúbas e Caicó, serão municipalizados, devendo atender nos níveis de média e baixa complexidade. Isto se dará através de uma parceria entre as respectivas prefeituras e o Governo do Estado.

Bem, esta notícia é bastante preocupante visto que, de fato a mudança de classificação da assistência no hospital de Apodi já era observada ao longo desses últimos 10 anos.

O hospital regional de Apodi já teve: banco de sangue, consultório odontológico, sala de raio-x, sala cirúrgica, sala de parto, atendimento ginecológico, entre outros. A necessidade de camas e macas fez o hospital se submeter a doações sucateadas dos hospitais de Natal.

Sabemos que a demanda para o hospital de Apodi é muito grande (atende cerca de 300 pessoas por dia no ambulatório) e que ao invés de perdermos deveríamos aumentar as especialidades e o nível de atendimento.

Hoje, a realidade consiste na dificuldade de atendimento devido à falta de equipamentos e de profissionais. Até há pouco tempo atrás era inviável o encaminhamento dos pacientes para outras cidades por falta de ambulância.

Apodi tem quase 40 mil habitantes e dá (ou deveria dá) assistência ao atendimento na saúde de outras cidades como Itaú, Severiano Melo, Felipe Guerra e outras.

A partir daí podemos entender que a responsabilidade que o Hospital Regional de Apodi tem é muito grande, mas pouco reconhecida.

Esperávamos com a troca de governo, uma progressão e não uma regressão. Esperávamos que os hospitais do estado fossem reparados, ampliados e sofisticados.

Diminuir o nível de complexidade deste importante hospital é regredir duas vezes, uma vez por municipalizá-lo (sabendo que a assistência municipal a saúde em Apodi não anda nada bem) e outra vez por não reconhecer a importância desse hospital para todas essas cidades.

Há muito tempo o Governo do Estado vem fazendo vistas grossas em relação ao estado de “calamidade” na saúde.

A municipalização desses hospitais poderá ser o primeiro passo para uma administração desastrosa da nossa governadora Rosalba no âmbito da saúde.

* Matéria publicada a pedido de Gilvaneide Holanda, reproduzindo o texto original do www.afroditesequiser.blogspot.com

Um comentário:

Gil. vaneide Holanda disse...

Meu querido companheiro e amigo, obrigada pela força.