O que está procurando?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


NÚCLEO SERTÃO VERDE EXECUTARÁ SERVIÇOS DE ATER NO SEMIÁRIDO POTIGUAR


* Iracema Maniele


Texto: Giuzelio Lobato – Equipe de ATER do Núcleo Sertão Verde


O Núcleo Sertão Verde é selecionado em Edital do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA para executar Serviços de Assessoria Técnica e Extenção Rural para Transição Agroecológica, Convivência com o Semiárido, Produção de Alimentos para Soberania Alimentar e Nutricional aos Agricultores (as) no Semiárido Potiguar.
Participaram da proposta do Edital: a EMATER-RN, o Núcleo Sertão Verde e a Diaconia, apresentando o seguinte resultado da chamada: 1º colocado Núcleo Sertão Verde; Emater 2º e Diaconia em 3º lugar.
O trabalho de assessoria técnica que o Núcleo Sertão Verde já realiza em nossa região, agora se estenderá para região Alto Oeste do Estado, possibilitando atender 10 municípios através deste projeto. Os municípios que serão contemplados com o Projeto ATER Semiárido será: Antonio Martins, Caraúbas, Dr. Severiano, José da Penha, Olho Dágua dos Borges, Portalegre, Rafael Godeiro, São Miguel, Serrinha dos Pintos e Umarizal, totalizando 1.080 agricultores (as) familiares beneficiados (as) com as ações de ATER, com um período de 01 ano.

Com a nova Lei de ATER que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), os serviços de assessoria técnica tendem ser ampliados cada vez mais para o maior número de agricultores (as) do país, como forma de contribuir para fortalecer a agricultura familiar, por meio da produção, comercialização, acesso ao crédito, organização social, geração renda e cidadania para este setor.


Rachel Nogueira (esquerda) ao lado de Micilene Vieira (direita)


"A exemplo de outros projetos já executados pelo Núcleo Sertão Verde, como Projeto Dom Helder Câmara/PDHC, Programa Uma Terra e Duas Águas/P1+2, Semeando Agroecologia, Programa de Desenvolvimento Solidário/PDS, Produção Agroecológica Integrada Sustentável/PAIS, Programa Um Milhão de Cisternas/P1MC, este Projeto de ATER Semiárido vem para se somar as diversas ações desta entidade que sempre busca através de suas atividades melhorar a vida de agricultores (as), pescadores (as), mulheres e jovens que vivem e convivem no nosso Semiárido Potiguar", comenta Rachel Nogueira - Coordenadora Técnica e Equipe de Elaboração de Projetos da Sertão Verde.

Nenhum comentário: