O que está procurando?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cronograma da Adutora do Sertão tem continuidade em Lagoinha e Bom Jesus
* Caramurú
Na manhã desta terça-feira aproveitamos a reunião ordinária do Conselho Municipal do FUMAC para fazer uma visita de acompanhamento das obras da Adutora do Sertão nos ramais das comunidades rurais de Lagoinha e Bom Jesus. O prefeito Bibi de Nenca, parceiro do projeto, se fez presente e reassumiu compromisso da Prefeitura na disponibilização do trator para aterramento das valhas.

As ações atuais estão sendo financiadas com recursos do Programa Desenvolvimento Solidário/Governo do RN executado pelas associações rurais sob a orientação do Núcleo Sertão e com o acompanhamento do Conselho Municipal do FUMAC.


As escavações dos ramais que levam água até as residências devem ser concluídas ainda esta semana na comunidade de Lagoinha e tiveram os trabalhos iniciados no Bom Jesus. O próximo passo é viabilizar o restante do recurso que está licitado pela SERHID/Governo RN e precisa de dotação orçamentária. Neste sentido, o prefeito Bibi de Nenca assumiu de intermediar uma audiência entre a Governadora Rosalba Ciarlini, o vice governador e secretário de recurso hidrícos, Robson Faria; com as associações e o conselho.

Da nossa parte ficamos responsáveis de fazer o relatório situacional posicionando sobre o andamento da obra ao longo do curso de 25 km de extensão. O ponto mais importante é a extrema relevância que o abastecimento tem para a segurança hídrica e alimentar das 500 famílias que serão beneficiadas. Outro aspecto positivo é o poder de mobilização e organização social das associações comunitárias.



Na reunião do conselho do FUMAC foram avaliados muito positivamente todos os avanços conquistados pelo arranjo institucional que apóia a construção da adutora que representa a maior obra da zona rural do município. Entretanto, os conselheiros pautaram o longo caminho a ser percorrido até a água caír na torneira. Só de extensão são 25 km. De burocracia é mais.
Participaram da reunião, os seguintes conselheiros e conselheiras: José Vital, vereadora Branquinha, Toinho do Morcego, Toinho Badu, Liliana Almeida, Givanildo Oliveira e Caramurú Paiva. A coordenadora do Sertão Verde, Zuleide Araújo, participou como convidada.









Nenhum comentário: