O que está procurando?

domingo, 20 de fevereiro de 2011


ATOS relata experiência com creche rural apoiada pelo Projeto Dom Heldér Câmara
* Caramurú

O sociólogo e professor Marcos Roberto (FOTO) participou do I Encontro sobre Educação do Campo, realizado pela UVA no último sábado, relatando a experiência de educação contextualizada numa creche do assentamento Santa Agostinha, localizada no município de Caraúbas.

A diferença começa na estrutura da creche construída com recursos do Governo Federal através de uma ação do Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA, no ano de 2007. "O parquinho foi feito pelos prórprios pais com madeira de manejo da mata nativa e a pintura tem imagens que lembram o contexto das crianças", explicou Marcos.

A didática apresenta outras diferenças, a partir de uma orientação pedagógica do Instituto Vida Melhor, onde dentre tantos fatores tem mostrado um extraordinário rendimento na alfabetização das crianças de 03 a 05 anos; e no conhecimento destas sobre a realidade de trabalho e moradia dos pais.

Segundo Marcos Roberto, apesar dos bons resultados, a proposta enfrenta as resistências do ensino tradicional. "O nosso próximo passo é avançar para o ensino fundamental", concluiu. O professor Marcos Roberto assessora a creche por meio da ONG ATOS que atua em parceria com o Projeto Dom Heldér Câmara.

Nenhum comentário: