O que está procurando?

terça-feira, 15 de março de 2011

Aula inaugural do MOVA Brasil reuniu educandos, educadores e parceiros
* Caramurú
O Núcleo do MOVA Brasil (PETROBRAS/FUP/IPF) dos municípios de Campo Grande, Triunfo Potiguar, Caraúbas e Jucurutu fez o lançamento das 11 turmas correspondentes as duas primeiras cidades. A programação aconteceu na noite de ontem, na Sede do Clube dos Idosos, em Campo Grande.
O Coordenador Local do Núcleo, professor Tico de Caiana (FOTO ABAIXO), ficou satisfeito com a mobilização dos educandos e parceiros. Conhecido pela organização e rigor nos procedimentos de trabalho, professor Tico disse que pretende cobrar empenho total das educadores e educadores para cumprir a meta de redução do analfabetismo, base para o desenvolvimento. A avaiiação foi a mesma pela coordenação estadual que esteve representada pelas professoras Eliane Bandeira e Edileuza.

Entre os parceiros presentes a impressão deixada foi muito boa. De Zuleide Araújo, coordenadora do Núcleo Sertão Verde, o MOVA Brasil é um programa de alfabetização diferenciado porque trabalha a formação intensa dos educadores e tem um rigoroso processo de monitoramento dos resultados. A posição de Zuleide foi reforçada diretora Luíza Vieira, da Escola Municipal Ieda Medeiros; e por Conceição Araújo, coordenadora do pólo de formação de 100 técnicos em piscicultura e aquicultura (IFPR/MPA/Sertão Verde).


Depois da apresentação do Programa MOVA Brasil foram abertas para as falas dos parceiros locais que estavam na mesa de abertura. Em nome do SINTRAF e da Secretaria de Agricultura, o companheiro Hildebrando elogiou o trabalho desempenhado pelo projeto de alfabetização da PETROBRAS e disse da importância do empenho dos parceiros locais em trazer a ação, citando o seu próprio trabalho e nossa atuação de vice prefeito.

Falando em nome do prefeito Bibi de Nenca, a Secretária de Ação social, Irene Galdino, repassou a informação que o gestor está aberto a apoiar este importante projeto. Colocou ainda que a sua atuação na secretaria terá uma atenção prioritária para apoiar o MOVA Brasil, inclusive com visitas as salas de aula. "Educação é prioridade do prefeito Bibi, do vice prefeito Caramurú Paiva, da Secretária Irene e de toda a gestão", concluiu Irene.

Na ocasião reforcei a importância do projeto e mencionei uma série de outras ações que nosso mandato de vice prefeito tem contribuído no campo da educação, como no caso do Cursinho Abrindo Caminhos para a Universidade. O fato é que estas obras que não são de concreto precisam de muita compreensão para serem buscadas e implementadas. Compreensões como as de Lilia Holanda e do companheiro Hildebrando que lutaram comigo para trazermos mais uma edição do MOVA Brasil para Campo Grande.


Mas uma ação revolucionária de erradicação do analfabetismo não se faz apenas com o empenho que vem sendo feito pelo Governo Federal. É preciso a soma das esferas do Estado e da sociedade civil. E neste caso preciso mencionar o apoio que temos do Prefeito Gildenor de Triunfo Potiguar e do prefeito Bibi de Nenca de Campo Grande. Ambos tem respondido aos nossos chamados neste campo. Também referencio a parceria da Secretária Irene Galdino, do Núcleo Sertão Verde e da Escola Estadual Ana Maria Vieira Liberato, através de Edilene e Jean Vieira.

Mas vendo a quantidade de educandos, lembrei do comentário de Pepeta de Samuel, pai da blogueira Iracema Manielle, que ouvi logo ao chegar na Sede dos Idosos:
"Ainda tem muita gente sem ler em Campo Grande"
Infelizmente é uma verdade. O próprio Pepeta vai ser alfabetizado. Então, responsabilidade maior cairá sobre as monitoras e monitores, nos quais cito os nomes de cada um, como reconhecimento ao empenho inicial que vem demonstrando para se capacitarem ao máximo e darem o melhor de si para o desenvolvimento do Brasil que começa aqui em Campo Grande e Triunfo e Jucurutu e Caraúbas: Cleoneide de D. Benta, Adriana de Elza, Gelcivan Góes, Ewerton Moura, Sandra Silva, Fernandinha de Bibia, Neidinha Teixeira, Luíza de Triunfo, Neta Góes e Mara Raiane.



Nenhum comentário: