O que está procurando?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Conceição Dantas, do CF8
VIII Encontro Municipal de Mulheres acontece neste dia 27 de Março em Campo Grande
*Iracema Maniele


Será nesta manhã de 27 de Março que a comissão de Mulheres do município de Campo Grande juntamente com a ONG Núcleo Sertão Verde e Articulação do Semiárido Brasileiro/ASA e Banco do Nordeste (BNB) em parceira com a Rede Pardal, Centro Feminista 8 de Março e o mandato do vice prefeito Caramuru Paiva realizarão VIII Encontro Municipal de Mulheres em comemoração ao 8 de Março “Dia internacional de Mulheres”, com o Tema: Mulheres em marcha por desenvolvimento sustentável, com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

Momento dentre muitos que florescem durante todo ano com realização de atividades que debatem sobre a presença ativa das mulheres na sociedade. De uma forma ou outra, este sexo demonstra guerrilha e muita sede de ultrapassar fronteiras. Por isso, que após comemorações carnavalescas as mulheres se reúnem e garantem suas atividades de comemoração “8 de Março”. No entanto, mulheres de grupos de base (agricultoras), representantes de grupos de jovens, artesãs, professoras, representantes das entidades e demais que acreditam em nossa luta e história preparam toda uma programação alusiva a todas as mulheres com uma perspectiva de 150 mulheres do campo e da cidade.

A Programação terá início na Feira da Agricultura Familiar as 07:00h com a concentração de 150 mulheres, onde será servido café da manhã; em seguida marcha nas ruas da cidade até a Escola Municipal Iêda Medeiros Dantas Saldanha que sediará 4 (quatro) oficinas temáticas: Agricultura Familiar, Produção e Comercialização de Alimentos (PENAE, PAA, Compra direta); Sensibilização em gênero e organização social de mulheres; Ofensiva contra mercantilizarão do corpo e vida das mulheres; Políticas Públicas e acesso a créditos para as mulheres. Os grupos retornarão à plenária e socializaram a discussão de ambas as participações. E por fim, almoço festivo com forró pé de serra no mercado público da cidade.

Segundo a líder comunitária e técnica do Núcleo Sertão Verde Lilia Holanda “Março é um mês que contempla o dia internacional da mulher, desta forma devemos celebrar e comemorar as muitas conquistas das lutas por um mundo melhor para todas e todos. Mas, também é um mês para dizemos a sociedade que queremos o campo e cidade sustentável, com justiça, autonomia, igualdade e liberdade. Por isso seguiremos em marcha”.

Nenhum comentário: