O que está procurando?

sexta-feira, 18 de março de 2011

 Circulo dos participantes do Encontro

UGT Sertão Verde realiza Encontro Territorial  da ASA Potiguar

Protagonismo e fortalecimento dos agricultores e agricultoras familiares para a convivência com o Semiárido Potiguar”, Micilene Vieira


* Iracema Maniele
Na manhã dessa quinta-feira (17/03) iniciou-se a o Encontro Territorial do P1+2/ASA, tendo como tema: “ASA Potiguar: Agricultura Familiar e Convivência com o Semiárido Potiguar”, propiciando aos participantes uma ampla discussão de temáticas e inúmeras alternativas para convivência com o semiárido potiguar, região esta, rica em potencialidades naturais e sociais, que permite desafiar as dificuldades e viver de maneira digna.

A programação estendeu-se até o dia 18 de março no município de Apodi no estado do Rio Grande do Norte, a realização do encontro se deu por meio da UGT Núcleo Sertão Verde, em parceria com as UMG’s Centro Terra Viva, Coopervida e Diaconia. Na oportunidade estiveram presentes agricultores e agricultoras, representantes de fóruns municipais, STTR´s, comissões municipais, organizações sociais e delegados e delegadas das microrregiões Médio Oeste, Assu-Mossoró e Alto Oeste.


Durante a manhã do primeiro dia aconteceu uma plenária sobre as estratégias do tema central e socialização do Planejamento anual com suas estratégias políticas e operacionais para 2011, tendo como responsável José Edson (representante da coordenação da ASA Potiguar), e seguida foi construindo um importante debate, gerando uma ótima participação dos Potiguares.
 Paulo Segundo, coordenador técnico do P1MC/UGM Terra Viva

Já durante a tarde, o evento proporcionou as UG´s socializar a situação atual dos Programas da ASA (P1MC e P1+2). Para encerra os trabalhos do primeiro dia o Centro Terra Viva coordenou a discussão e encaminhamentos para a realização colegiada de um grande encontro territorial para tratar da ATER – Assessoria Técnica Rural para os agricultores e agricultoras do RN.
 Prócopio Lucena provoca forte debate

No dia seguinte o encontro contou com presença de Procópio Lucena (coordenador estadual da ASA Potiguar), que conduziu a discussão sobre a análise de conjuntura da ASA/CE; Qualificação da demanda (cisternas e outras implementações); Condições para ampliação da meta no P1MC e P1 + 2; Programa de autoconsumo (Edital para contratação de Agentes de Desenvolvimento Social) e Cisternas nas escolas. Por fim, foi discutido e tirado encaminhamentos sobre os rumos da ASA e seus programas, permitindo a construção de pontos estratégicos para serem trilhados durante todo o ano junto às organizações de bases e agricultores e agricultoras do Semiárido Potiguar. 

 Micilene Vieira à direita
 
Para Micilene Vieira (foto), coordenadora técnica do P1+2/UGT Núcleo Sertão Verde, o Encontro proporcionou que o coletivo da ASA Potiguar dialogasse sobre a importância da agricultura familiar e estratégias dos programas da ASA para possibilitar o protagonismo e o fortalecimento dos agricultores e agricultoras familiares para a convivência com o Semiárido Potiguar.

Nenhum comentário: