Imagem feitas um dia após o rompimento do bueiro |
Sobre as obras da ponte da BR 110 e a cobrança da sociedade
* Caramurú
Quero me referir a abordagem sobre as obras da ponte de acesso a nossa cidade que foram feitas ontem por Pompilio Neto (Notícias do Sertão) e tiveram reforços de Heráclito Patrício (CG News) e Thiago Gondim no seu jornal de meio dia na FM 104,9. Antes do conteúdo, quero dizer o quanto admiro este trio de jovens corajosos e isentos.
Na imprensa do Brasil tem muita gente que faz o texto conforme a encomenda. Tem outros que mostram a posição, mais avançada ou mais tradicional, mas é verdadeiro e justo com os devidos créditos dos assuntos tratados. Os três são isso. Patrício dispensa apresentação porque faz tempo que Campo Grande se lê no www.campograndern.com.br Thiago idem na rádio...
... E Pompílio Neto eu descobri num debate sobre BR 110, Neymar e Dunga. Rapidamente o chamei para o Notícias do Sertão. Quando ele me perguntou do que tinha de tratar eu disse "tudo", tome o login, a senha e faça seu pensamento cair no painel.
Para poder passar para as obras da ponte, vou resumir este primeiro ponto da conversa citando a frase da Presidenta Dilma que diz "Prefiro o barulho da imprensa livre do que o silêncio das ditaduras". Então quero dizer que eu acho extraordinário ver estes três jovens vigilantes no cumprimento de uma obra tão importante para nossa comunidade. Aliás, gostaria de vê-los sempre assim e quem sabe até fazendo escola.
Vamos para o assunto da ponte. Não estou aqui representando DNIT porque este é quem deve se explicar, mas tenho compromissos neste assunto por diversos motivos, inclusive, por ser vice prefeito de nossa cidade. O fato é que no dia seguinte do arrombamento falei com a Deputada Federal Fátima Bezerra em reforço as iniciativas e a pedido do prefeito Bibi. Aliás, preciso ressaltar o empenho do prefeito e sua equipe, sobretudo, o Secretário Dimas Melo.
Dois dias seguintes a minha conversa, a Deputada se colocou para a cidade através do Programa de Thiago Gondim, posicionando da decisão do DNIT em fazer a reforma estrutural que é a construção de uma ponte no lugar do bueiro, pela óbvia razão deste não ser suficiente. Um consórcio empresarial começou a sondagem e está nos trâmites para a fase de execução.
Acho que a sociedade deve continuar vigilante, como continuo a fazer, na condição de vice prefeito, buscando informações no DNIT e junto a empresa responsável pela execução. Mas como engenheiro e conhecedor dos trâmites da gestão pública não posso deixar de dá minha posição sobre a compreensão que até o momento tudo está correndo com um bom ritmo.
A aceleração da dispensa da licitação de 90 dias pelo caráter de emergência já deu grande avanço no trabalho. E olhe que estamos falando de uma solução de mais de R$ 1 milhão.
Outra questão diz respeito a engenharia da obra. Precisam de estudos de sondagens, análise de solo, avaliação e aprovação pela empresa e pelo DNIT. E isto leva um certo tempo. Imagine se feita as pressas e a ponte cai em seguida ?
Depois vem a execução propriamente dita. Então julgo por demais pertinente o monitoramento da obra (com política grande e sem nenhuma politicagem), tirando e colocando os créditos oportunos, mas deixando o interesse da cidade na obra acima das questões pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário