O que está procurando?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As 100 personalidades de CG
* Caramurú

Como parte da comemoração dos 100.000 acessos, resolvemos convidar uma equipe de conhecedores e conhecedoras da nossa história para listarem as 100 principais pessoas que se destacaram nas áreas de política, música, religião, esportes, cultura, folclore, protagonismo feminino etc. Isto considerando vivos e mortos, naturais ou pessoas que passaram por aqui.

A comissão foi formada pela educadora Neuraci Albuquerque Vieira, o historiador Thiago Gondim, a diretora Luíza Vieira, a geógrafa Joseíza Leal, o blogueiro Israel Santiago e o historiador Saul Estevam. Agradecemos a todos eles e elas pelo trabalho voluntarioso que não tem a pretensão de ser unanimidade, mas de provocar a reflexão e valorizar pessoas que sem sombras de dúvidas escreveram ou escrevem a história de Campo grande com amor e dedicação, nas diferentes dimensões humanas.

A partir de hoje e até a festa dos 100.000 acessos colocaremos em enquete de 10 em 10 nomes, com 2 dias de duração, até chegarmos aos 10 mais votados, de modo ao final termos a lista dos 90 e ao ranking das 10 maiores personalidades do nosso município no qual pretendemos lembrar numa solenidade que estamos planejando realizar entre março e abril. Até lá sugiro a visita e a participação de todos e todas que fazem a nossa história do Notícias do Sertão.

2 comentários:

Michael Freitas de Melo disse...

Caro amigo Caramurú e demais participastes da comissão que escolheu as 100 personalidades de CG.

Desde já em nome do meu Pai agradeço a lembrança de incluí-lo nesta lista de tão importantes nomes.

Aquele Abraço!

Marcos Freitas disse...

Não conhecia até esta data o blog Notícias do Sertão. Oportunidade na qual aproveito para parabenizar a iniciativa, com a ressalva de que seja mantido o que o título propõe: informações, acontecimentos, divulgação de eventos e assunto relacionados.

Além disso, peço licença para comentar a respeito do post que motivou o meu primeiro acesso ao site: a lista de 100 maiores personalidades da história campograndense, que tomei conhecimento através do meu irmão Michael Freitas.

Como acontece em qualquer lista (mais bonitos, mais engraçados, Schindler, etc.) em que os critérios de escolha não sejam mensuráveis/tangíveis, haverá injustiça.

Longe de questionar a motivação de cada voto, apenas me surpreende, por exemplo, tanto a quantidade de políticos quanto alguns dos motivos apresentados para a figuração entre os 100 escolhidos.

Em teoria, algum prefeito/vereador/deputado quando faz algo que beneficie a comunidade de alguma maneira, está apenas cumprindo a sua obrigação enquanto ocupante de tal função. Afinal, trocando em miúdos, é para isso que são eleitos.

Já que a lista está pronta, deixo como sugestão que durante a realização das enquetes seja dada ênfase ao significado da palavra "personalidade"
[Do lat. tard. personalitate.] com especial atenção aos itens 3 e 4.

Substantivo feminino.

1. Caráter ou qualidade do que é pessoal; pessoalidade.

2. O que determina a individualidade duma pessoa moral.

3. O elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que a distingue de outra.

4. Traços típicos; originalidade.

5. V. personagem (1).

6. Jur. Aptidão, reconhecida pela ordem jurídica, para exercer direitos e contrair obrigações. V. pessoa (6).

7. Psic. Organização constituída por todas as características cognitivas, afetivas, volitivas e físicas de um indivíduo.