Novo projeto de educação com incentivo a leitura e inclusão social
* Caramurú
A convite do Dr. Espedito Rufino, diretor do Projeto Dom Heldér, acompanhei o prefeito Bibi de Nenca numa agenda de trabalho na capital cearense. De imediato foi fechada a renovação da parceria PDHC/PMCG para implementação de melhorias na educação municipal através do método de alfabetização pós-construtivista trabalhado pelo GEEMPA e o Instituto Vida Melhor que em 2009 alcançou 95% de alfabetização e 0% de evazão para alunos e alunas do primeiro ao quinto ano que estudam na Escola Municipal Ieda Medeiros Saldanha.
Para além desta agenda ainda participamos de uma reunião de trabalho com o prefeito Bibi, o Espedito Rufino, Rossana Moura, do Programa Territórios Digitais/MDA; Cleide Soares da Arca das Letras/SRA/MDA; e Walmar Jucá e Rosane Gurgel, também do Dom Heldér. Esta discussão compôs um grupo de trabalho com os representantes das instituições presentes para formatação de uma proposta inovadora para integrar o processo de alfabetização com o incentivo a leitura e a inclusão digital.
A meta será de instalar o novo Programa de forma piloto em 3 Territórios da Cidadania, incluído aí o Sertão do Apodi. Diante dos encaminhamentos ficou estabelecido o prazo de 60 dias para fechamento da proposta que já conta com recursos na ordem de R$ 1 milhão. Finalizando a reunião, a coordenadora do Programa Territórios Digitais parabenlizou o pioneirismo de CG na implantação da primeira casa digital do nosso território, inclusive compromentendo-se com a presença na inauguração do dia 26, na comunidade rural do Bom Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário