O que está procurando?

sexta-feira, 19 de março de 2010


Dra. Leida Almeida envia carta para os/as aprovados/as no vestibular através do jovem Kállio Wagner
* Caramuru

Reproduzo a seguir a mensagem enviada por Dra. Leida Almeida, professora da UERN, e a mim repassada por Clayse Anne Medeiros:

“Kálio, em seu nome quero expressar a minha alegria e o meu sentimento de realização pela aprovação no vestibular de todos os alunos do cursinho. Escolhi você porque, dentre todos os aprovados, foi a pessoa com quem tive a oportunidade de conviver de mais perto, tive a chance de integrar contigo o grupo de louvor da Igreja Congregacional e dá algumas orientações para o seu crescimento como cristão e jovem que elabora um projeto de vida pessoal e social.

Apesar de menino, sempre expressou um compromisso muito sério pelo que faz, destacando-se na nossa comunidade como um jovem que escolheu trilhar o caminho do bem. Sei que muitas pessoas têm colaborado para a sua formação e de tantos outros jovens para que todos vocês acreditem na beleza e nas potencialidades do ser humano. Potencialidades que se revelam e se confirmam nos resultados provenientes desse curso de formação para o vestibular que vem sendo desenvolvido em Campo Grande.

Quando corrigi a sua última redação, meu coração se encheu de alegria pela sensação de constatar o fruto do trabalho desenvolvido e por entender, cada vez mais, o quanto tantos jovens só precisam de uma oportunidade para crescer. Em tão poucas aulas, com seu enorme esforço e dedicação, já escrevia um texto digno de aprovação no vestibular, como fazem os melhores discípulos, que em pouco tempo superam o mestre.

Coincidentemente, ontem ao abrir o documento com a lista dos aprovados no vestibular da UERN, o primeiro nome conhecido que encontrei foi o seu. Deus me concedeu esse momento para aumentar a minha convicção sobre o papel que me cabe como educadora nesse processo. Por isso, seguindo os ideais do mestre Paulo Freire tomo ciência cada vez mais de que devo ser professora a favor da luta constante pela melhoria de vida das pessoas. Devo ser professora contra a ordem capitalista vigente que inventou a aberração da fartura na miséria. Devo ser professora a favor da emancipação humana e contra o desengano que imobiliza. Devo e tento ser professora a favor da vida, da felicidade, da igualdade de direitos e contra a ignorância, elementos que podem ser consolidados pela ampliação do acesso à educação.

A todos os aprovados meus sinceros parabéns e desejo de muitas realizações nesta nova e importante etapa que se inicia em suas vidas. A você, Kálio, a certeza de que um dia uma senhora estará na platéia aplaudindo um grande músico, em algum palco da vida, com o coração cheio de vaidade, talvez sem nenhuma modéstia, pela sensação de ter contribuído para te formar.

Por fim, repito as palavras de Paulo, o apóstolo querido, quando expressou em poucas palavras uma análise da sua trajetória nos momentos finais de sua vida: “combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé”. Enfrente os desafios com coragem, humildade e determinação. Às vezes isso exige renúncias, mas traz muitos benefícios. Que nenhuma realização humana te faça esquecer a fé naquele que nos criou e que nos ajuda a realizar nossos sonhos.

Parabéns aos aprovados. Parabéns aos pais que incentivaram seus filhos. Parabéns a Caramurú e a Clayse Anne, pela dedicação, buscando saídas para as constantes dificuldades e fazendo com que o cursinho continuasse. Parabéns a todos aqueles que colaboraram com esta causa, cuja razão de existir fica ainda mais justificada neste momento de vitória.
Que Deus abençoe a todos”.

Dra. Leida Almeida, professora da UERN e uma das responsáveis pelo funcionamento do Cursinho Abrindo Caminhos.

Um comentário:

Leandro Almeida & Felipe Fernandes disse...

Parabenizo a todos os que contribuíram para essa grande realização alcançada pelos meus conterrâneos. Parabéns ao meu amigo Kállio.

De além, mas não de aquém.
Leandro Almeida.