O que está procurando?

domingo, 21 de março de 2010



MDA realiza em Brasília debate sobre desenvolvimento dos territórios
* MDA

Entre 22 e 25 de março, será realizado no Centro de Conveções Ulysses Guimarães, em Brasília, o II Salão Nacional dos Territórios Rurais – Territórios da Cidadania em Foco. Serão mostrados os avanços propostos pelo Governo Federal que, desde 2004, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), vem ampliando o número de ações, em diferentes frentes.

Na programação, além da troca de conhecimento por meio das “Boas Práticas Territoriais”, representantes de diferentes territórios participarão de debates nos painéis Desenvolvimento, Território e Cidadania e Inovação e perspectivas do Programa Territórios da Cidadania e ainda de oficinas de políticas públicas e eventos paralelos promovidos por parceiros. O encontro contará também com espaços destinados às apresentações culturais de artistas renomados das regiões e à gastronomia.

Serão 19 atrações culturais que se apresentarão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante o II Salão dos Teritórios. Entre elas estarão o Quinteto Violado (PE), o cantor e compositor Nilson Chaves (PA), o grupo de percussão Trio Manari (AM), a Banda Filarmônica Assum Preto, do Território Mata Norte (PE), a Fundação Cultural Roda de Viola, do Território Serra Geral (MG) e o músico Pereira da Viola (MG), entre outros.

Prazer à mesa
A culinária terá um capítulo à parte no evento. Além do apelo regional, por meio de ingredientes especiais produzidos pelos municípios, o Jantar Sabores dos Territórios, que acontecerá no primeiro dia do evento, 22/3, contará com a participação de chefs ligados ao movimento Slow Food, que proporcionarão aos participantes uma noite especial de degustação ao som dos músicos do Território do Médio Mearim.

O grupo fará uma releitura da obra do maranhense João do Vale, um importante nome da música brasileira que fez parcerias com Chico Buarque e Zé Keti, além de ter suas composições gravadas por Maria Betânia, Tom Jobim, Gonzaguinha, Nara Leão e Zé Ramalho.

Saiba Mais
O Programa Territórios da Cidadania foi lançado em 2008 e reúne 22 ministérios e órgãos públicos federais articulados com estados e municípios. A ideia é simples: integrar as ações do poder público para ampliar e aumentar a eficácia das políticas públicas.

Essa iniciativa conta com investimentos públicos do Governo Federal, que liberou R$ 29 bilhões para os programas de desenvolvimento territorial sustentável em 2008 e 2009. A execução desses recursos superou a marca de 75% e para este ano estão disponíveis R$ 26,8 bilhões do orçamento da União.

O programa conta ainda com a incorporação da sociedade civil por meio dos Colegiados Territoriais. Essa instância é responsável pela formulação, pela execução e pelo controle social das ações e seu comando é dividido paritariamente entre os vários níveis de governos e os cidadãos, representados por ONGs, sindicatos e cooperativas. No espaço de seis anos foram criados 164 Territórios Rurais e da Cidadania, que abrangem 2,5 mil municípios e uma população de 52,5 milhões de habitantes.

Serviço: Mais informações Ascom SDT: Erika Meneses pelos telefones (61) 8141 7229 e Patrícia Cunegundes, (61) 8152 0279.

* Matéria reproduzida do http://www.mda.gov.br/

(Imagem retirada de http://www.camara.gov.br/)

Nenhum comentário: