O que está procurando?

sexta-feira, 19 de março de 2010


Enquete completa G10 que dá início a temporada do TOP 10
* Caramuru

Finalmente depois de 10 enquetes de controvérsias e elogios chegamos à relação das 10 personalidades que nossos visitantes escolheram como as que mais colaboraram com CG, dentre os 100 nomes levantados pela nossa comissão de altíssimo nível. A partir de hoje começaremos uma nova e mais disputada série que promete bater todos os recordes de participações do Notícias do Sertão. Reuniremos esta dezena de figuras que fizeram história para disputar a preferência dos leitores e leitoras do NS.

Na lista duas mulheres, D. Maria Cabral e Dra. Honorina Soares. A primeira literalmente escreveu seu nome na história de Campo Grande através do longo trabalho como educadora e diretora da Escola Adrião Melo. A segunda, da área da saúde que muito tem colaborado com a nossa igreja católica e a cultura local através de apoios quase sempre imperceptíveis pela discrição dos seus atos.

Dentre os oito homens temos uma grande diversidade. Dois defensores dos fracos e oprimidos, Pe. Pedro Neefs e Ronaldo Valência. O vigário de origem holandesa se dedicou a uma igreja inspirada na teologia da libertação e possibilitou que centenas de famílias tivessem acesso a terra, moradia e trabalho. O militante social Ronaldo Valência contribuiu com CG através das militâncias social e política com destaque regional pela luta em prol da reforma agrária.

Na lista constam 02 ex-prefeitos, Bebeto Almeida e Francisquinho Pimenta. Ambos com dois mandatos, sendo que o segundo ainda foi duas vezes vice-prefeito. O ex prefeito Bebeto Almeida conta em seu favor ter sido o primeiro gestor reeleito consecutivamente e a marca de gestão com austeridade administrativa, organização da saúde e limpeza pública. Por sua vez Francisquinho Pimenta é o nome que liderou por cerca de duas décadas e quando em sua gestão chegaram investimentos importantes como a Escola Joaquim Leal Pimenta e a Ponte José da Nóbrega, dentre outros.

O engenheiro agrônomo e empresário Raimundo Vieira, conhecido como Raimundo Bode, tem vasta ficha de investimentos na igreja e ações sociais de Campo Grande, como o apoio para a melhoria da Escola Ana Maria. Entretanto, a presença política de Raimundo Vieira o tornou uma figura popular em CG, sendo a ele atribuído importante papel nas duas vitórias de Bebeto Almeida e na atual conquista de Bibi de Nenca. O Bráulio Melo, ex-vereador e fundador da primeira cooperativa do município, é outro forte nome constante da lista do G10.

Dois homens dedicados à causa do esporte, juventude e educação completam a lista. O grande Abílio de Freitas ou Capitão Abílio tornou-se conhecido dos jovens de CG quando organizou durante anos o futebol amador do nosso município, realizando importantes competições e levando a seleção municipal para jogos regionais. Finalmente Dr. Gileno Freire foi fundamental na Educação Municipal.

A última enquête demorará cerca de 13 dias e a relação final, incluindo todos os 100, será divulgada no próprio blog e na solenidade de comemoração dos 100.000 acessos ao Notícias do Sertão, prevista para meados de abril.

Nenhum comentário: