O que está procurando?

sábado, 19 de junho de 2010


Quinta terá bate papo virtual sobre o Rio Upanema: caramuru_cg@hotmail.com
* Caramurú

Tenho dito que Campo Grande será daqui a 10 ou 20 anos o resultado da capacidade de nossa gente. Passividade não resolve nada. Crítica é insuficiente. Reflexão e atitude podem muito. É isto que está sugerido por 3 jovens admiráveis: Luiz Guilherme, Heráclito Patrício e Michael Melo, a partir de uma provocação feita por um texto publicado no Notícias do Sertão.

A realidade visível do Rio Upanema é preocupante, mas precisamos ter um diagnóstico técnico, seguido de um bom plano de recuperação e AÇÃO. Isto só acontecerá com a referida mobilização social dita pelo Michael. Precisamos dá uma dose de SIMANCOL no conformismo. Certamente haverá quem na apatia e pessimismo diga "lá vem ele querendo aparecer". Paciência, tem muitos que pensam noutro sentido.

Todos os pesquisadores são unânimes em afirmar que o próximo bem em disputa será a água. Uns dizem daqui a 20 anos, outros dizem mais. O fato concreto é que num cenário tão próximo não podemos imaginar deixar como herança um reservatório de 300.000.000 m3 contaminado com colifórmios fecais. Sei que é uma 'verdade inconveniente', mas dá tempo de mudar o quadro.

Não quero começar o debate a ferro e fogo. Dizendo o culpado é A ou B. Assim fica simplista e não resolve. Não desejo caça as bruxas porque em nada contribuirá para o Rio Upanema. Oportuno e necessário é envolver a todos e todas, identificar todas as fontes contaminantes, atribuir papéis diferenciados na medida da responsabilidade de cada um e engajar nossa sociedade

Farei novos textos sobre o mesmo tema, dizendo de algumas importantes ações que contribuem para a preservação do Rio Upanema e que já foram buscadas pela gestão municipal cujas buscas estive ao lado do nosso prefeito Bibi. Tem coisas que toda pessoa pode fazer. Tem muito trabalho para nós, autoridades municipais e a sociedade campograndense

Não fechemos os olhos para o Rio que gerou nossa cidade e, pela localização geográfica, é impossível de não ser visto por todos e todas que nos visitam.

Na próxima quinta-feira, das 9 as 11 horas, estarei debatendo com os interessados através de um bate papo virtual por meio do caramuru_cg@hotmail.com Quem quiser me adicionar, basta deixar claro a identidade da pessoa. Como já sabem não debato com anônimos, exceto Rita (por enquanto).

Nenhum comentário: