O que está procurando?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

1 GOL: EDUCAÇÃO PARA TODOS!

*Simone

1 GOL: EDUCAÇÃO PARA TODOS! É o tema da campanha protagonizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a Campanha Global pela Educação (CGE) para atrair a atenção internacional para a necessidade de uma educação de qualidade em todos os países. Cada pessoa pode participar assinando a petição virtual que está na página www.marque1gol.org.br .

Longe de fazer qualquer comentário ou julgamento técnico sobre o futebol e a copa do mundo, como Caramuru e Kercio tem feito, quero chamar atenção para agenda propositiva para educação que poderia resultar de uma campanha como essa. Em uma Copa do Mundo, onde todos os olhares voltam-se, exclusivamente, para o futebol e para o título de campeão que um país poderá conquistar, é necessário provocar essa discussão e concentrar os esforços na luta pelo acesso à educação de qualidade para tod@s, em cumprimento às metas do Tratado Educação para Todos, que garante “que todas as crianças, jovens e adultos do planeta tenham acesso à educação de qualidade até 2015”. Do contrário, redunda-se a uma ação pontual, temporal, ou mesmo, compensatória como tem-se configurado determinadas campanhas pela educação ao longo da história.

Assim, não podemos transformar o debate sobre a educação em um espetáculo bonito, sensacionalista e superficial para se VER, sem resultar, de fato, em ações e iniciativas de transformação da realidade educacional, pressionando lideranças e governantes de todo mundo com a responsabilização e o comprometimento com a educação.


*Imagem retirada da página: http://www.campanhaeducacao.org.br

Nenhum comentário: