O que está procurando?

sábado, 19 de junho de 2010


Não é de hoje que o CG News vem alertando sobre A degradação ambiental está assoreando e matando aos poucos o Rio Upanema.
Berço de nossa Cidade, o Rio Upanema é um importante afluente para a Barragem de Umari, localizada no município vizinho que leva o nome do Rio. Além disso, o mesmo é fonte indispensável de recursos naturais para nosso município.
Quem nunca tomou um banho no poço da nega, pedra funda, beira rio, poço redondo ou até mesmo pulou da ponte na cheia do Rio? Quem nunca pulou de uma oiticica pra dentro do Rio? Quantas vezes quando crianças fomos a beira do Rio pescar piabas e tomar aquele banho quando o Rio está barreira-barreira, quem nunca bebeu água de uma cacimba? Vamos perder tudo isso.

A Pergunta que fica é, VAMOS DEIXAR NOSSO RIO MORRER? Nossos Filhos e Netos não terão esse mesmo prazer que tivemos quando criança?

Você já conseguiu imaginar Campo Grande no inverno sem o Rio Upanema?

Está mais do que na hora de fazermos alguma coisa por aquele que sempre foi nosso companheiro, aquele que recebe as pessoas quando chegam a nossa cidade, aquele que cerca nossa cidade, que de certa forma parece ser uma “muralha” protegendo nosso município.

Extração desordenada de Areia, Chiqueiros, Cemitério de Ossos, Lixo, Esgoto e até mesmo tanques de armazenamento de material betuminoso, altamente poluente e gerador de resíduos nocivos aos seres humanos e meio ambiente. Tudo isso está Matando aos poucos o nosso Rio, e se não fizermos algo agora, talvez seja tarde demais.

Esta semana o Vice Prefeito de Campo Grande Caramurú Paiva publicou em seu Blog. Um excelente texto cujo titulo é: Precisamos salvar o Rio Upanema.

Vendo isso, Heráclito Patrício e Eu resolvemos fazer algo, estamos começando a partir de hoje uma Campanha em Pró do Rio Upanema. "Queremos Nosso Rio Barreira-Barreira de Volta"

O intuito inicial é alertar a população e recrutar pessoas, proprietários de Blog e sites da região para divulgar a causa. Em seguida pretendemos enviar um requerimento a Câmara dos Vereadores, solicitando uma audiência pública com para gerar idéias e projetos em pró do nosso Rio, e além disso pretendemos fazer uma manifestação no Mês de Julho junto com uma panfletagem visando conscientizar a população dos Danos que podemos causar ao Rio e dos problemas que teremos na cidade caso esse importante ecossistema morra.

Contamos com o Apoio de Todos, afinal: "Queremos Nosso Rio Barreira-Barreira de Volta"

* Matéria escrita por Michael Freitas de Melo e postada originalmente no CG News

Nenhum comentário: