O que está procurando?

terça-feira, 22 de junho de 2010


As minhas duas filhas (Mel e Çuquinha) estão lendo
* Caramurú

Venho aqui na condição de autoridade e cidadão para de público agradecer a competência e dedicação do corpo funcional da Escola Ieda Medeiros Dantas Saldanha. A professora Alcione me proporcionou uma das maiores alegrias de minha vida.

Na semana passada estava eu em Brasília quando Joyce Paiva passou uma mensagem de celular com os dizeres "Açucena e Mel estão lendo palavras disssílabas". Ficou chocado e voltei na mesma madrugada que cheguei em Natal. Em casa como bom petista pedi para elas dizerem o significado de L-U-L-A. E vibrei com o resultado. As duas falaram muitas outras, me cobrando mais testes.

Sabemos que no Brasil muitos jovens chegam até o ensino médio sem saber ler. No Ceará, segundo o Instituto Vida Melhor, mais da metade daqueles/as que estão no sexto ano não conseguem traduzir as palavras. Portanto, é louvável quando na Escola Municipal Ieda Dantas Medeiros Saldanha se alcançou 95% de alfabetização nas turmas do Superando Fronteiras, no ano passado. Inclusive, com nenhuma evasão.

Ilustra bem o depoimento de Aline Vieira, sobrinha de Zé Régis, que mudou seu filho da escola particular para o Ieda e viu o salto na aprendizagem. Este sucesso não foi conseguido com passe de mágica. Tem 3 razões: 1) uma metodologia que empregamos numa parceria Prefeitura Municipal, PDHC e Instituto Vida Melhor; 2) a dedicação das professoras; e 3) o comprometimento e competência da direção liderada por Luíza Vieira e apoiada por Joyce Paiva, Ana Clara, Keops e cia.

O que senti com as minhas filhas lendo não podem são coisas que o mastercard não paga.

Nenhum comentário: