O que está procurando?

quarta-feira, 30 de junho de 2010


Mãe de aluna pede destaque para professora Cleide Medeiros
* Caramurú

De acordo com o desempenho dos alunos e alunas mediante os testes da Provinha Brasil 2009, a professora Cleide Medeiros teve o terceiro melhor resultado ao lado de Ozana Viana e superior a dezenas de outras profissionais da rede municipal de ensino. O resultado da educadora confirma a máxima de Guimarães Rosa que dizia “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.

Participante voluntária do Projeto Ultrapassando Fronteiras, Cleide Medeiros é uma das sete professoras que topou ingressar num processo de formação pós-construtivista que surgiu a partir uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal através do PDHC/MDA. A partir desta ação, novas técnicas e novos métodos estão sendo com exclusividade na Escola Ieda Medeiros Saldanha, única no RN.

O resultado gerado em 2009 elevou para 95% o percentual de alunos e alunas alfabetizados nas turmas de primeiro ao quinto anos. A evasão escolar também caiu para zero. Neste contexto é que se inclui o comentário da mãe da aluna Letícia, a amiga Fernanda Souza, viúva de Beto de Sr. Benone. Sempre discreta e muito sofrida, Fernanda amarga três dores nas percas da mãe, do pai e do esposo. Entretanto a leitura da minha matéria sobre a Escola Ieda Medeiros lhe fez perder a timidez e me procurar.

Fernanda contou dos problemas psicológicos que a filhinha Letícia passou a viver a partir da perca do pai. “Ela deixou de querer ir para a escola e eu acho que é pelo fato da saudade dele”, resumiu. Segundo a mãe a crise só não fez a menina abandonar os estudos por causa da professora Cleide Medeiros que fez de um tudo e hoje o trauma está sendo superado. “O ensino no Ieda e a professora Cleide estão no nível de qualquer escola particular ou até melhor”, disse.

Depois de citar uma série de detalhes destacando a dedicação da professora Cleide Medeiros, Fernanda me fez um pedido especial. “Se eu pedir para colocar uma coisa no seu blog, você faz ?”, perguntou. “Queria que colocasse uma matéria de reconhecimento para o trabalho da professora Cleide Medeiros”, explicou o objeto do pedido ora atendido. Aliás, faço meu o merecido parabéns para Cleide e todas que atuam nesta nobre profissão que vive a melhorar a vida das muitas Letícia.

Nenhum comentário: