O que está procurando?

terça-feira, 20 de julho de 2010


"Feira de Produtos da Terra" é uma das atrações da Festa de Sant'ana
* Jornal Correio da Tarde

A Festa de Sant'ana, padroeira de Campo Grande, que será aberta hoje, ganhou há mais de 10 anos um espaço cuja principal finalidade é apresentar e vender produtos elaborados por artesãos e artesãs locais, bem como dos municípios vizinhos. Trata-se da "Feira de Produtos da Terra", que surgiu dentro do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Campo Grande
De acordo com os organizadores, existe para este ano a previsão de que sejam expostas as produções de mais de 50 agricultores, incluindo renascença, artesanato em palha de milho, bonecas de pano, camisetas, quadros, castanha de caju, comidas típicas, entre outros. A maior novidade é o estande da memória da Feira, que contará em fotos toda a evolução local.
No período da festa, muita gente aproveita para fazer uma renda extra e fazer novos clientes. Um bom exemplo é o da produtora de renascença, Rita Lima, que ano a ano amplia as vendas e descobre novos compradores para o restante dos meses.
De acordo com o vice-prefeito, Caramuru Paiva, o projeto de instalação da Feira de Produtos da Terra surgiu há 11 anos, durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Campo Grande, por iniciativa do integrantes do Projeto Umbuzeiro que reunia a SUDENE, ASSOCENE/Rede CAT/Centro Terra Viva. Com o passar dos anos a programação foi aumentando e passou a contar com os investimentos do SEBRAE, Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA-FIDA/ONU e da Prefeitura Municipal.
Entretanto, ao longo desta primeira década, o grande parceiro que estimulou produtores a se fortalecerem foi o Núcleo Sertão Verde. "A feira acabou se tornando numas das grandes atrações da festa da padroeira, que todos os anos reúne milhares de pessoas em nossa cidade. Uma excelente oportunidade para os nossos produtores que tem exporta seus produtos para diversas partes do país e até para o exterior", disse Caramuru.


* Jornal Correio da Tarde, caderno Estado, de 16/07/2010

Nenhum comentário: