O que está procurando?

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Visita da pesquisadora italiana Daniela Tacconi em Apodi e Campo Grande




*Simone


A visita da italiana Daniela Tacconi no Território Sertão do Apodi, particularmente, aos municípios de Campo Grande e Apodi nos dias 13 e 14 de julho, respectivamente, foi uma oportunidade singular para conhecer experiências resultantes de produção da agricultura familiar, de organização social e processos educativos. Foram dois dias intensos e exaustivos, mas recompensadores pelo tamanho da carga de aprendizagem que pudemos partilhar nesses dias.

Iniciamos a visita pela Comunidade rural de Campo de Aviação à Fábrica de produtos de limpeza e à unidade de produção de frutas e hortaliças orgânicas cultivada por jovens. Nesta última, pudemos não só conhecer a diversidade de produção agrícola, aproveitando os espaços e sem uso de agrotóxicos, como degustar algumas das frutas cultivadas.

Em seguida, fomos à área de produção de fitoterápicos no assentamento do Crédito Fundiário Nova Vida. Conhecemos o trabalho de D. Tarzinha com o cultivo e manipulação de plantas medicinais, almoçamos em sua casa, com direito a um farto banquete da nossa culinária nordestina, e ainda, pudemos tomar um delicioso banho de rio, com passeio de canoa.

A programação seguiu com a visita ao manejo sustentável da caatinga na comunidade rural do Bom Jesus, sob a assessoria do agricultor Sr. Ibo, quem, com muita propriedade, explicou a viabilidade econômica e ecológica do manejo para os pequenos e médios produtores rurais. Encerramos o dia de atividade, com uma visita ao Projeto do Cursinho Abrindo Caminhos, juntamente com Eliene Liberato e Júnior Liberato.

Em Apodi fomos, primeiramente, ao Lajedo de Soledade, sítio arqueológico localizado na comunidade rural de nome homônimo do Lajedo. Logo depois, proferiu palestra para os professores do IFRN sobre seu trabalho de conclusão do Doutorado tratando-se do “O uso de resíduos do setor agrícola, florestal e arborícola para a produção de energia”, tal como realizou na UERN. À tarde seguimos para Comunidade do Córrego para conhecermos a Unidade de Beneficiamento da Castanha e Entreposto de Mel, onde fomos muito bem assessoradas por Clebson (COOPAPI) e Reginaldo (Presidente da Associação de Agricultores da Comunidade). Aqui pudemos entender como se dá o processo de seleção, classificação, torrefação, despelicularização e embalagem da castanha, assim como, de limpeza e embalagem do mel.

Após dois dias de intenso trabalho de campo, não poderíamos deixar de agradecer o esforço de Caramuru e Luis Carlos para nos acompanhar nessas visitas e ao Núcleo Sertão Verde, com a estrutura de transporte para a realização das mesmas em Campo Grande, bem como a Clebson e Reginaldo, em Apodi. No momento, Daniela se encontra no Assentamento Chico Mendes (João Câmara) onde está realizando um monitoramento das ações desenvolvidas nesta comunidade com apoio da organização que representa, a Agroskill. O seu retorno para Itália está marcado para o dia 27/07.


Nenhum comentário: