O que está procurando?

domingo, 25 de julho de 2010


A Copa do Mundo é nossa!
* Sueldo Barbosa

Como não é segredo de ninguém, cumprido o ritual que cada dia faço, qual seja: verificar os assuntos estampados nos blog´s da região, ao fazer o passeio virtual, vi uma matéria publicada dando conta da “importância da copa”, para o país que a sedia. Ora, felizmente como fazermos parte de uma Republica Democrática, peço vênia para discordar do editor do texto, precipuamente por que ao meu ver em nenhum momento se mostra nefasta a vinda das delegações estrangeiras ao mundial de futebol, ao país hospedeiro.

Assim, segundo o Autor do Blog, teria lido uma matéria na revista superinteressante na qual o autor do artigo da revista supracitada, afirmava que ao País que sedia a copa, ao invés de trazer melhoras, deixava-o “mais pobre”. É bem verdade que segundo as palavras do blogueiro, o que se via era o atraso nas obras, superfaturamento e tantos outros problemas, que a meu ver independe da vinda da copa ou não.

Bom, o que me instiga a escreve se resume no fato de que conheço o Autor do blog, e sei de sua capacidade e visão de mundo, e ainda merecedor de todo nosso elogio, contudo me angustia que muitos jovens, ao lerem, ouvirem, enfim tomarem conhecimento de matérias publicadas por supostas revista, jornais “conceituados”, esqueçam da necessidade de filtrar supostas “verdades” (entre aspas), atracada nas páginas, sem fazer uma visão crítica quanto ao assunto, ou ainda ter uma intelecção textual.

Atendo-me ao assunto tratado, ou seja, a Copa do mundo que será sediada no Brasil, longe se mostra causadoras de empobrecimento da nação, antes muito me instiga informar que a vinda da Copa para o nosso País se mostra um verdadeiro avanço, e ouso em citar alguns, emprego, infra-estrutura, e acima de tudo a divulgação de uma nação que ao longo dos anos vem querendo fincar seu “pé”, na comunidade internacional. No entanto, se políticos corruptos vêem nessa situação motivo para “furtar” os cofres públicos, não se pode atribuir a copa, ou a qualquer evento mundial.
Nesta esteira, pode-se ver o Exemplo da África, país de latente desigualdade social, foi o alvo da Copa por se mostrar um verdadeiro empurrão em ver sanado algumas das moléstias que lá assolam. No Brasil, se mostra frutífera a vinda da Copa, onde os investimentos serão em grande escala, e que os empregos e principalmente os investimentos estrangeiros alavancarão o desenvolvimento social, culminando em melhor qualidade de vida.

Portanto, estejamos certo que em qualquer evento de magnitude mundial, como é caso do Mundial de Futebol, terá seus contra tempos, mas os louros não são só financeiros, quanto aos investimentos e estruturação estes permanecerão no País sede. Ademais longe de eu fazer apologia partidária, mas creio que a busca desta conquista pelo Governo Federal, enfrentando países concorrentes como EUA, Alemanha, e outros, já é uma vitória e tanto!

* Sueldo Barbosa é visitante assíduo do Notícias do Sertão e um leitor interativo


Nenhum comentário: