O que está procurando?

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pe. Freire é um dos mais carismáticos líderes do catolicismo de Campo Grande

Entrevistas sobre religiões: O Catolicismo
Entrevistado: Pe. Freire, pároco em Campo Grande

NS - O que é o cristianismo ? A partir de quando uma pessoa pode se considerar cristã ?
Pe. Freire - Cristianismo pode ser entendido como ADESÃO AO MODO DE VIVER DE JESUS, ou seja, comprometimento e seguimento com o jeito de ser e viver de Cristo, onde o Bem da vida do outro, a compaixão e a caridade são prioridade. É um "modus vivendi" de acordo c/ o que Jesus nos ensinou. Uma "práxis" onde o essencial é a inserção dos excuídos, sofridos e marginalizados.

segunda resposta: considera-se que alguém se considera cristão (ã) quando vive de acordo com o a práxis de Jesus, a qual expliquei acima. Testemunhar aquilo que Jesus ensinou e viveu; viver de acordo com os Seus ensinamentos e seu modo de viver, na relção c/ as pessoas. Nas Religiões cristãs (inspiradas nos Ensinamentos e Prática de Jesus), o Rito (Sacramento) do Batismo tem o Sentido de Adesão / Comprometimento / seguimento do Cristianismo.


NS - A igreja católica pode ser definida como a "original de Cristo" ?
PF - Sem dúvida, pode-se dizer e confirmar, biblicamente, que o catolicismo (Igreja Católica) é o ÚNICO movimento surgido DIRETAMENTE e PESSOALMENTE de Cristo, embora, claro, naquele momento Ele NÂO tenha dado "nome" ao Seu Seguimento, mas a Igreja Católica Apostólica de hoje surgiu, sim, diretamente do Seguimento de Jesus, porque fundada e surgida inicialmente do trabalho de Seus Discupulos (seguidores), que "aprenderam" c/ Ele, CONVIVERAM c/ Ele. Foi c/ base nos Ensinamentos e na Prática de Vida de Jeus que Seus Discipulos deram CONTINUIDADE à Missão, que hoje é a Igreja Católica Apostólica Romana. Apostólica exatamente pq iniciada no aprendizado dos Apóstolos com Jesus, e na Convivência c/ Ele. Romana pq foi em Roma que teve incio a pregação do Evangelho de Jeus, e a partir de onde Pedro e Paulo, líderes (animadores) do grupo, expandiram a missão da Boa Nova de Jesus. E em Roma os dois grandes animadores / líderes Pedro e Paulo (Pedro o líder maior) foram martirizados, ou seja, foram mortos pelo governo imperial romano, extamente por não abrirem mão do Seguimento de Cristo.


NS - Quanto a tese que os católicos adoram figuras de gesso e isto é contra a bíblia, como o senhor responde ?
PF - na verdade, no Êxodo, Antigo Testamento, Javé (Deus) proibiu que se ADORASSE imagens, porque os hebreus estavam idolatrando falsos deuses, e Javé/ Deus não admite idilatria, daí a proibição, mas depois, no Livro do Deuteronomio, Deus permite sim e manda fzer imagens de querubins e outras imagens p/ sewrem colocadas na Arca da Aliança que guardava a Palavra de Javé / Deus. Depois, posso dizer as passagens que dizem diretamente no Deuteronomio que Deus mandou sim fazer tais imagens. Mas é bom frizar: as imagens hoje existentes nas Igrejas ou casas católicas NÂO são p/ serem adoradas e não devem ser adoradas: são apenas VENERADAS, ou seja, apenas lembram o (a) verdadeiro (a) Santo (a), que devemos aprender c/ ele (a). Nós católicos Adoramos única e absolutamente a DEUS!. Só Ele deve e pode ser ADORADO.

Deus (Javé) proibiu imagens, devido idolatria hebreus: Êxodo, 20,1-5. 2) Deus (Javé) AUTORIZOU imagens p/ serem colocadas Arca da Aliança: Êxodo 25,17-20; Números 21,8; Sabedoria 16,5-8; 1º Reis, 6,29.


NS - O caso do Goleiro Bruno do Flamengo que matou a ex amante é interpretado como por um padre católico ?
PF - O crime cometido sob os auspícios de Bruno demonstra, inicilamente, que ele não tem estrutura espiritual, ou seja, falta-lhe um Sentido de Deus (uma Busca de Deus) na vida. Depois, psicologicamente ele demonstra algo desestruturado. Há algo psicologicamente "quebardo", desestruturado nele, psicologicamente.


NS - O senhor é muito querido em Campo Grande tanto pelas crianças quanto pelas pessoas da terceira idade. Como o o senhor recebe estes gestos ?
PF - Recebo esses gestos como uma retribuição natural do respeito, carinho e atenção c/ que trato as pessoas, DE TODAS AS IDADES. Jesus me ensinou, através de minha Vocação de Consagrado Religioso, e c/ o decorrer do amadurecimento, que o Bom Padre é Um Bom Pastor, ou seja deve dar a vida pelos outros, pelo Bem das pessoas, principalmente das mais necessitadas e humildes. Para isto, o Bom Padre precisa e deve SE APROXIMAR das pessoas, tornar-se amigo próximo, ser presente, e uma presença DE TERNURA, BONDADE E CARINHO... de Compaixão e Misericórdia, como foi ( e é) a presença de Cristo!. Luto e procuro, como Padre, ser esta presença p/ as pessoas, c/ respeito, Ternura, Simpatia e Carinho. "Tornar-me tudo para todos" é o meu lema de Padre, e o Tema de meu sacerdócio é "O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas" (Jo 10,11).


NS - De onde viemos ? O que fazemos aqui na terra ? E para onde vamos depois de morrermos ?
PF - Nós não viemos ao mundo em vão... nascemos e viemos de um Projeto de Amor Original, de Deus. Ele nos criuo e nos enviou à Terra tendo em vista cumprirmos uma Missão, que seria darmos continuidade ao Seu Projeto. Infelimente, muitas das vezes o homem (ser humano) desvia-se deste Projeto Original, querendo ser auto suficiente, achando-se auto suficiente... Separa-se, gradualmente, do Amor Original (Projeto de Deus), e assim torna-se egoísta, isolado, e sofre e faz os irmãos sofrerem. Perde o Sentido da Vida. Foge do Projeto de Inclusão, exclui e se exclui. Aí está a raiz dos sofrimentos, das ang[ustias, depressões, maldades.... o homem não entende que sozinho não pode ser feliz, nem fazer o outro feliz.
Portanto, amigo Caramuru, viemos ao mundo e nele estamos (Terra) para darmos continuidade ao Projeto Divino, que seria CUIDAR do outro, cuidar da Criação (Homem por primeirissimo lugar, e tbm da Naturesa e do Cosmos!), enfim, cuidarmos e zelarmos de toda Criação, c/ Amor... a pergunta é: estamos realizando esta Vontade de Deus????...... Estamos cuidando bem do homem e de toda Criação?.... Finalmente: PARA ONDE VAMOS??? A RESPOSTA É: nosso Destino, nosso Futuro, somos nós que o fazemos desde agora e aqui. Deus nos concede toda Liberdade, nos deixa realmente LIVRES em nosso caminho, mas espera e deseja que cumpramos o Bem que nos ensinou (por Seu Filho) aqui e agora, c/ os irmãos e c/ toda Criação. No nosso Destino Final, iremos nos confrontar c/ nossa própria realidade, qual seja, um "flash back" de como vivemos nossa vida aqui, e se vivemos p/ fazer o Bem dos irmãos e da Criação como um todo. Enfim, amigo Caramuru, a Vida que desfrutaremos um dia, após nossa "morte física", será resultado e con


Nenhum comentário: