O que está procurando?

segunda-feira, 26 de julho de 2010


Presbiteriana contesta defesa bíblica feita por Pe. Freire:

"Caro Senhor Pe Freire,

Tenho muito respeito pelo Senhor, como lider religioso. Entretanto, não posso deixar de me expressar criticamente quanto a sua resposta a cerca da pergunta referente ao fato de os católicos prestarem adoração a imagens de gesso feita ao senhor na entrevista. Como Cristã e adoradora do único Deus, achei-me incomodada com a forma como o senhor se expressou e por isso vim aqui manifestar a minha opinião, a luz das escrituras sagradas, entre elas, o real motivo de Deus ter autorizado querubins para serem colocados na Arca da Aliança.

Embora estas instruções especificas façam parte da lei dada aos israelitas, Deus também condena adoração de imagens por qualquer pessoa ou povo. No Antigo Textamento, ele castigou várias nações por suas práticas de adorar imagens e criaturas, ao invés de servirem ao único Criador. Jeremias expressou a sentença de Deus contra a Babilônia: “Portanto, eis que vêm dias, em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia, toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus cairão traspassados no meio dela” (Jeremias 51:47; cf. Isaías 21:9). O Egito, também, foi condenado por causa da sua idolatria: “Assim diz o SENHOR Deus: Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis.... Assim, executarei juízo no Egito, e saberão que eu sou o SENHOR” (Ezequiel 30:13,19). Leiam o Sl: 115 e veram como é notório que a adoração a qualquer imagem, pessoa ou coisa é totalmente contra os principios impostos por Deus.

Os querubins, relatados no livro de Deuteronômio, que foi feitos por ordem de Deus, não foram, absolutamente, objetos de adoração. Por isso é importante lermos a palavra de Deus dando ênfase em seu texto como um todo e em seu contexto original e não somente isolar um versiculo para propagar doutrinas que muitas vezes resultam em heresias em que o Senhor (Deus) não se agrada nenhum pouco. O propiciatório, que ficava em cima da arca da aliança, representava o trono de Deus. Os querubins serviam para lembrar o sumo sacerdote, quando entrava no Santo dos Santos, que esta sala do tabernáculo representava a presença de Deus. Mas jamais adoraria ou se curvaria aos próprios querubins. Portanto, a veneração de imagens, usando estas representações como objetos de culto ou de honra espiritual, é DESOBEDIÊNCIA AOS PRINCIPIOS REVELADOS PELO SENHOR. Deus NUNCA autorizou a VENERAÇÃO de SANTOS. A propósito, Isaias 6 fala que os próprios querubins declaram que “santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos”. Deus é único digno de toda honra,glória, louvor e adoração. Muitas dessas imagens que são cultuadas certamente foram homens e mulheres de fé, que viveram de acordo com o propósito de Deus. A palavra santo significa “separado do pecado”, 1 Tessalonicenses 4,3 diz que “A vontade de Deus é esta: a nossa santificação. Ser santo nesse sentido é cumprir a vontade de Deus em nossa vida. Isso é algo que devemos fazer enquanto vivermos aqui, o Senhor quer que vivamos de acordo com a tua palavra. Entretanto, a palavra do Senhor nos diz que esses santos não são merecedores de serem venerados, tão pouco eles podem interceder por nós, pois essa prática está reservada única e exclusivamente a Jesus. O apostólo Paulo declara explicitamente: “Pois só há um Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1Tm: 2:5).

Outra coisa: usar uma palavra diferente não muda a essência do que está sendo feito. Uma definição de “venerar” é “olhar com respeito e reverência”. Em nenhum lugar da Bíblia a nós é dito para que reverenciemos qualquer um que não seja Deus, e apenas Deus. Como já disse, não há nada de errado em respeitar estes cristãos cheios de fé que nos antecederam (veja Hebreus capítulo 11). Não há nada de errado em honrar Maria como a mãe terrena de Jesus. A Bíblia descreve Maria como “agraciada” do Senhor (Lucas 1:28). Ao mesmo tempo, não há qualquer instrução na Bíblia para que reverenciemos aqueles que já foram para o Céu. Devemos sim seguir o exemplo que deram, mas não adorá-los, reverenciá-los ou venerá-los, prestar culto, glorificá-los, curvar-se a eles, isso não!

A terminologia não é a questão. Se a prática é descrita como “adoração” ou “veneração”, ou qualquer outro termo, o problema é o mesmo. A qualquer momento que creditarmos algo que pertence a Deus a qualquer outro alguém, isto é idolatria. A Bíblia, em nenhum lugar, nos instrui para que reverenciemos, oremos, confiemos ou “idolatremos” qualquer um que não seja Deus. Devemos adorar somente a Deus. Glória, louvor e honra pertencem somente a Deus. Somente Deus é digno de “...receber glória, e honra, e poder...” (Apocalipse 4:11). Somente Deus é digno de receber nossa adoração, exaltação e louvor (Neemias 9:6; Apocalipse 15:4).

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo disse: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).

O apóstolo Pedro recusou-se e ser venerado (ver atos 10: 25,26).

Um forte abraço no senhor Pe.

E que as infinitas misericórdias do Senhor (Deus) nos alcancem."


* Clayse Anne Medeiros é evangélica da Igreja Presbiteriana e estudante universitária da UERN

Nenhum comentário: