O que está procurando?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estado ocupa a décima posição no ranking de amputação peniana

Ruston Liberato – Equipe do Grandes em Campo

De cada 100 casos de câncer diagnosticados em homens no Brasil, dois apontam para o câncer de pênis. Os dados são da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e revelam ainda que os homens do Rio Grande do Norte estão em décimo lugar no ranking de amputação peniana - medida indicada nos casos mais graves. A SBU estima que mais de três mil homens tenham a doença, que pode ser evitada de maneira muito simples: higiene genital adequada. Os números expressivos e a falta de políticas públicas para combater o aumento de casos, que avançam num ritmo de 10% ao ano, serão debatidos na reunião da SBU, em Natal, nos próximos dias três e quatro.
De acordo com o presidente da SBU-RN, Hipólito Dantas Júnior, quase a totalidade dos casos são diagnosticados nos homens pertencentes às classes sociais mais baixas. “Está relacionado aos hábitos culturais”, diz sobre a incidência. Outro ponto que favorece o aumento de casos é a tradição masculina em não cuidar da saúde.
Só para termos idéia da frequência da patologia no estado, o urologista cita os 239 pacientes que atualmente são tratados pelo Sistema Único de Saúde. ‘‘Os números reais são difíceis de se obter, apesar de ser uma doença com maior incidência em homens pobres, temos casos em homens que pagam planos de saúde ou preferem resolver o problema com médicos particulares no interior do estado’’, cita. Como o fator social não é condicão para incidência da patologia, Hipólito Júnior lembra que a presença de fimose, ou excesso de prepúcio, favorece a formação do câncer, devido à dificuldade na limpeza do pênis. Esse tipo de doença é mais comum a partir os 50 anos de idade, porém todos são suscetíveis, lembrou o médico.
A DOENÇA NO MUNDO
A maior incidência mundial de câncer de pênis é encontrada na Índia, com taxas de 3,32 casos a cada 100 mil habitantes, e a menor incidência nos judeus nascidos em Israel, com taxas próximas a zero. Nos Estados Unidos, a incidência é de 0,2 casos para cada 100 mil habitantes.

FONTE: Diário de Natal

Nenhum comentário: