O que está procurando?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O beijo*

Simone Cabral

Beijar é tocar os lábios. Demorados, intensos, rápidos, ardentes ou até mesmo de saudação, despedida, fingidos e por obrigação, todos envolvem um gesto íntimo que supõem proximidade e relação pessoal. O beijo é um dos prazeres físicos incomparáveis.

Em suas diferentes manifestações, o beijo é revelador da emoção do momento. Dependendo da intensidade e das intenções, ele demonstra o tipo de relação que existe entre as pessoas. Há quem diga que o melhor beijo é o beijo desejado. Aquele dado como prova da paixão: “Tens uma beleza infinita/E a boca mais bonita/Que a minha já tocou” ( Paixão-
Kleiton & Kleidir).

Há os que suspiram com o beijo de um amor inesquecível, mas que se ama em silêncio: “Aquele beijo que te dei /Nunca, nunca mais esquecerei/A noite linda de luar/Lua testemunha tão vulgar ( Aquele Beijo Que Te Dei- Roberto Carlos).

Há também o beijo descompromissado, espontâneo, motivado apenas pelo ato físico e isolado de beijar, a exemplo dos que preferem apenas “beijar, beijar, beijar, beijar” (Musica: Ela só pensa em beijar- Mc Leozinho). Porém, “Beijo por beijo não vale a pena dar”, como disse Zé Ramalho (Beijo morte beijo).

O beijo é a expressão da vontade iminente!“Quero um beijo, quero agora! com essa boquinha de mel ...você é o meu desejo, quero doce desse beijo, o meu pedacinho de céu”. (Quero um Beijo- Vinicius e João Bosco).
E que dizer do beijo roubado? Apenas, o que rouba os sentidos, “o que me beija pra eu não raciocinar/Me tira do sério” (Faço de Tudo- Ney Mato Grosso).

Mas o beijo com o sabor de desejo, que domina o pensamento, que faz a boca e o corpo querer um novo beijo outra vez, este, é apenas com “O meu amor tem um jeito manso que é só seu/E que me deixa louca quando me beija a boca/A minha pele toda fica arrepiada/E me beija com calma e fundo/Até minh'alma se sentir beijada” (O meu amor- Chico Buarque).

Apesar de resultar em sensações e expressões corporais imediatos e irresistíveis, é possível se sentir beijado/a até mesmo “se um dia um beija-flor invadir/A porta da tua casa, te der um beijo e partir/Fui eu que mandei o beijo que é pra matar meu desejo/ Faz tempo que eu não te vejo ai que saudade d'ocê (Beija – Flor; Fábio Jr).

Seja como for, o beijo é expressão de afeto, pois “o maior desejo da boca é o beijo” ( Ópio- Zeca Baleiro), um beijo sem mentira...(Beijo sem mentira-
Wilson Sideral).

*Dia 13 de abril comemora-se o Dia do Beijo.

Nenhum comentário: