O que está procurando?

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Professoras do Ieda Medeiros comemoram nova metodologia

Campo Grande inova com metodologia de alfabetização em 3 meses
* Caramurú

De acordo com o último senso do IBGE (2006), O Estado do Rio Grande do Norte possui mais de 600 mil pessoas com 05 anos ou mais que são analfabetas. Isto significa 23% de analfabetismo o que corresponde a quase o dobro da média nacional que fica em 13%. Campo Grande tem 34,7% de analfabetos, conforme informações retiradas do site oficial do Deputado Estadual Fernando Mineiro (
www.mineiropt.com.br). A preocupação se agrava ao verifica a grande quantidade de alunos em sala de aula que não sabem ler ou escrever. “O Estado do Ceará que não é diferente do RN, serve de exemplo aonde a média de analfabetos no 6º ano de ensino público chega a superar os 50%”, afirmou Antonio Félix, coordenadora de educação rural do Projeto Dom Helder.

O quadro motivou a parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande com o Projeto Dom Helder Câmara/SDT/MDA-FIDA/ONU – PDHC para superação do problema do analfabetismo utilizando-se da metodologia de alfabetização em 03 meses, desenvolvido pelo GEEMPA e aplicado com sucesso pelo PDHC em 06 estados do Nordeste. A Escola Ieda Medeiros Saldanha com cerca de 400 alunos das zonas rural e urbana será o laboratório da metodologia inovadora. Apesar de ser uma metodologia bem sucedida na alfabetização de jovens e adultos, a sua implantação na rede municipal de ensino tem um caráter muito inovador. “Se alcançarmos sucesso na experiência deveremos universalizar o método no próximo ano”, disse o prefeito Bibi de Nenca.

As atividades da parceria começaram nos dias 18 e 19 de fevereiro quando houve o curso de sensibilização para os professores da Escola aonde houve a adesão voluntária de 06 professores e de toda a equipe de gestão da unidade escolar. Nos dias 04 e 05 de abril foi realizada a primeira capacitação e fechada a parceria entre o Projeto Dom Helder Câmara e a Prefeitura Municipal de Campo Grande. A partir de agora, o Instituto Vida Melhor será a entidade indicada para realizar as capacitações e o monitoramente ao longo do ano 2009. “temos consciência que educação é a única maneira de superar nossos problemas e promover o desenvolvimento sustentável do município. Estamos motivados porque a metodologia já foi testada junto aos agricultores de Campo Grande e deu mais de 90% de alfabetização. Acreditamos que com a rede municipal de ensino não será diferente”, disse Luíza Vieira, diretora da Escola Selecionada.

Um comentário:

Unknown disse...

PARABÉNS A TODOS QUE COLABORAM PARA O CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE. TERRINHA QUE APRENDI A AMAR. PESSOAS QUE APRENDI A RESPEITAR E ADMIRAR PELA FORÇA, GARRA E DETERMINAÇÃO EM BUSCAR O NOVO.
PARABÉNS!!