O que está procurando?

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Professora e vereadora Lívia Sonalle
* Caramurú
Há poucos dias postei do enfrentamento político da vereadora Lívia Sonalle, na cidade altooestana de Rafael Fernandes. Recebi seu feedback de agradecimento e conversamos um pouco sobre a posse de Dilma quando ela relembrou nosso encontro com a então pré candidata Dilma Roussef, em 2009, no Fórum Social Mundial de Belém/PA.

Naquele momento estranhamos como um grupo presente na tenda Cuba Libre gritava "Marina Presidente" (foto acima). Dias depois veio a saída da senadora acreana do Partido dos Trabalhadores e a explicação política da atitude da militância verde.
Mas, eu e a vereadora Lívia Sonalle, estávamos com os militantes da educação de Pau dos Ferros e os companheiros da Comissão Pastoral da Terra - CPT Potiguar, Júnior e Zé Carlos, a espera de 2 pessoas. Primeiro queríamos assistir a palestra de Hildita, filha de Che Guevara; e, em segundo lugar, tínhamos interesse especial em ver ao vivo e entender a linha política que seria dada no discurso de Dilma Roussef (foto abaixo).
Olê, olê, olê, olà
Dilma, Dima


Ouvimos o coro de uma multidão refazendo a clássica música do Lula. A emoção tocou a todos/as e sentimos como real a chance de vitória de Dilma. Parte desta história, a vereadora Lívia relembrou em artigo feito recentemente no seu www.vereadoralivia.blogspot.com . Por falar na vereadora que também é professora da UERN, foi para ela e para mim um grande momento de aprendizagem e troca de conhecimentos com lideranças dos movimentos sociais de todo o Planeta.


O nosso encontro com a Deputada Tereza Barata - PT/PA (FOTO ACIMA) foi outro momento inesquecível. A parlamentar é conhecida nacionalmente por sua luta em defesa das crianças e adolescentes, numa luta gigantesca contra a exploração sexual daquela faixa etária. Finalmente, tivemos ainda uma oportunidade de conversa com Raul Pont (PT/RS), um dos implantadores do orçamento participativo em Porto Alegre que repercutiu no mundo todo.

Fico pensando que Flávio José tem razão porque "da vida não levo nada", mas somente estas grandes lições e amizades construídas em nossa caminhada. Penso no valor do povo rafaelense que tem a atitude de colocar uma professora universitária na câmara de vereadores e, quem sabe, poderá içá-la a postos mais altos. Ela e seu povo merecem.






Nenhum comentário: